INSS está enviando cartas para segurados: o pente-fino JÁ COMEÇOU?

Segundo o INSS, enviam-se as cartas desse tipo aos beneficiários com algum tipo de dado cadastral inconsistente.

Essa semana, uma notícia pegou muitos brasileiros de surpresa: o INSS está enviando cartas aos seus segurados, convocando-os para a entrega de documentos. Essa ação vem sendo chamada de “pente-fino” pela mídia, mas o INSS alega que se trata apenas de uma atualização dos dados cadastrais. Independentemente do nome dado, é importante que os segurados fiquem atentos e cumpram essa convocação para evitar problemas futuros.

Seria a nova solicitação um pente-fino disfarçado? (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Do que se trata a carta?

A carta apresenta o termo, novo para os segurados, “entrega de documentos por convocação”. Isso ganhou bastante visibilidade por, aparentemente, estar camuflado como o tão temido pente-fino. Muitos segurados estão preocupados com a possibilidade de terem seus benefícios revistos ou até mesmo cancelados. No entanto, é importante entender que essa atualização cadastral faz parte do trabalho regular do INSS e não necessariamente está relacionada a ajustes nos valores dos benefícios.

Para evitar mal entendidos, o INSS tem sido transparente quanto aos motivos dessa convocação. Segundo o órgão, a intenção é garantir que os segurados estejam com suas informações atualizadas, evitando assim possíveis fraudes ou irregularidades. Além disso, a atualização cadastral também é importante para garantir que os segurados estejam recebendo os benefícios corretos e de acordo com as regras estabelecidas pela Previdência Social.

Para cumprir a convocação, o segurado deve comparecer à agência do INSS indicada na carta, levando consigo os documentos solicitados. É importante se certificar de que todos os documentos estão atualizados e em conformidade com as normas estabelecidas pelo órgão. Além disso, o segurado também pode efetuar o envio através do aplicativo “Meu INSS”.

Link para download: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.dataprev.meuinss&hl=pt_BR&gl=US ou https://apps.apple.com/br/app/meu-inss-central-de-servi%C3%A7os/id1243048358

Veja também: NUNCA MAIS se iluda: esses benefícios do INSS NÃO são eternos

Dicas para evitar golpes

Sempre que estamos nos aproximando de datas como a do pagamento do 13º salário, é comum recebermos cartas do INSS solicitando informações cadastrais pessoais. Esteja atento para a possibilidade de golpes e veja essas dicas de como evitar:

  • O Instituto nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.
  • O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular citado acima). O segurado não deve, em hipótese alguma, enviar documentos por e-mail.
  • O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O Instituto nunca manda links. Ele apenas comunica sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
  • A biometria facial deve ser feita apenas pelo aplicativo gov.br.
  • Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
  • O segurado deve usar apenas os canais oficiais de atendimento para responder qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
  • Ao ligar para o telefone 135, o atendente pode solicitar algumas informações. O procedimento é de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.
  • Mantenha os seus dados de contato sempre atualizados, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

Veja também: Saiba como PAGAR MENOS na conta de luz sendo um segurado do INSS