INSS comete erro gravíssimo e impacta trabalhadores: MUDANÇA RÁPIDA!

De acordo com o INSS, muitos brasileiros estão aguardando a resposta da autarquia federal. Governo toma providências para diminuir a fila.

Muitas pessoas dependem dos benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Afinal de contas, existem cerca de 37 milhões de brasileiros que recebem algum pagamento da autarquia federal. Entre os principais benefícios, estão as aposentadorias, pensão e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Acontece que o Governo Federal tentou melhorar o atendimento do órgão, mas acabou cometendo um erro grave. 

Muitos brasileiros estão sofrendo por conta do erro. O Governo Federal está estudando formas de melhorar o atendimento do INSS, embora seja difícil encontrar uma solução. Por enquanto, os titulares não têm acesso ao serviço completo –  o que pode impactar na hora de solicitar um benefício da autarquia federal. Continue lendo esta matéria para saber qual foi o erro do Instituto Nacional do Seguro Social e como o Governo pretende resolvê-lo. 

Erro-GRAVÍSSIMO-no-INSS
Confira o erro grave cometido pelo INSS – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Erro do INSS afeta a vida de milhões de brasileiros; entenda 

Desde o ano passado, o INSS enfrenta um grande problema. A fila dos brasileiros aguardando uma resposta da solicitação do benefício está enorme. Muitas pessoas estão aptas a receber algum tipo de benefício, mas estão aguardando que a autarquia avalie os pedidos. Vale destacar que esse processo pode demorar um tempo, uma vez que é necessário analisar documentos e informações sobre o titular. 

Por lei, o INSS deve responder a solicitação após 45 dias. Esse prazo, no entanto, não está sendo respeitado. Atualmente, o órgão enfrenta um problema de falta de servidores. Existem poucas pessoas trabalhando, comparado ao número de solicitações. Então, o Governo colocou um plano para diminuir a fila em ação. 

Em primeiro lugar, anunciou um bônus para os servidores que respondessem aos pedidos. Além do mais, passou a pagar hora extra para que a equipe analisasse mais pedidos. Outra medida foi implementada em julho. O auxílio-doença passou a ser concedido sem a perícia médica. 

Um dos grandes motivos para a fila é a perícia – processo em que o beneficiário deve passar com o médico do INSS. Vale destacar que o auxílio-doença é concedido aos brasileiros que sofrem de alguma doença e precisam se ausentar do trabalho. Com o fim da perícia, basta enviar um laudo médico, que será avaliado pelos servidores. Mesmo com essas táticas, a fila continua alta. 

Veja também: Aposentados por invalidez podem PERDER o benefício do INSS? Entenda a POLÊMICA!

Saiba qual será o próximo passo do Governo 

O INSS tenta entender o que falhou no programa de enfrentamento às filas. Existe a expectativa de um novo concurso público, para atender as demandas do órgão. Mesmo assim, outras atitudes podem ser tomadas. Para especialistas, é necessário uma avaliação interna e mudanças na forma que os pedidos são analisados. 

Atualmente, a fila é composta, majoritariamente, por pessoas que tiveram o primeiro pedido negado, que apresentaram todos os documentos e aguardam resposta, e por fim, os que estão aguardando a análise de documentos específicos, como os laudos médicos, por exemplo. 

Veja também: Aposentadoria MAIS CEDO? Saiba como a nova lei pode AJUDAR esses trabalhadores desfrutarem o descanso