INSS com aumento, Bolsa Família reajustado e mais; fevereiro chega com 3 anúncios de dinheiro EXTRA

De acordo com o Governo Federal, o INSS sofrerá com um reajuste em fevereiro deste ano. Confira todas as principais notícias financeiras deste mês.

De acordo com o Governo Federal, os brasileiros poderão contar com uma grande novidade sobre o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) neste ano. O órgão vai reajustar o benefício de algumas pessoas. 

Além do mais, o Bolsa Família também sofrerá um aumento. Na verdade, o programa vai pagar uma parcela extra aos brasileiros que se enquadram nos critérios estabelecidos pelo atual Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). 

Por fim, o Governo conta com mais uma novidade neste ano, em relação ao pagamento do INSS e outros benefícios sociais. Continue lendo esta matéria para conferir tudo. 

INSS com aumento, Bolsa Família reajustado e mais; fevereiro chega com 3 anuncíos de dinheiro EXTRA
Reajuste do INSS e Bolsa Família alegra os brasileiros – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Reajuste para aposentados do INSS em 2024

O reajuste anual das aposentadorias e pensões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um evento significativo para milhões de brasileiros que dependem desses benefícios para sua subsistência. 

Esses ajustes são cruciais para garantir que o valor dos benefícios acompanhe a inflação, ajudando a preservar o poder de compra dos aposentados e pensionistas.

Como funciona o reajuste

O reajuste das aposentadorias e pensões geralmente é baseado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que mede a inflação

Esse índice é utilizado para garantir que os benefícios não percam valor frente ao aumento dos preços de bens e serviços. 

O objetivo é assegurar uma renda que permita aos beneficiários cobrir suas necessidades básicas e manter um padrão de vida digno.

Neste ano, o reajuste para quem recebe acima do piso do INSS será de 3,71%. Todos os beneficiários serão contemplados, de acordo com a autarquia federal. 

Bolsa Família

Conforme já mencionado, o Governo Federal vai pagar um valor extra do Bolsa Família neste ano. Trata-se do Vale-gás, destinado aos que se enquadram na categoria. 

Para ter acesso, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) do INSS também podem ter acesso ao Auxílio Gás, afirma o MDS. 

Veja também: Idosos com o NIS 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, e 0 são SURPREENDIDOS com alteração no 13º salário do INSS

Confira qual será a última novidade financeira

Além do Bolsa Família e do INSS, fevereiro começa com a possibilidade de um novo saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). 

O saque calamidade do FGTS é uma modalidade de retirada permitida aos trabalhadores que se encontram em situação de emergência ou estado de calamidade pública oficialmente reconhecido pelo governo federal. 

Essa medida visa oferecer um suporte financeiro aos cidadãos afetados por desastres naturais ou situações extraordinárias que provocam graves danos à comunidade, como enchentes, terremotos, entre outros.

Quem pode sacar

Para ter direito ao saque calamidade do FGTS, o trabalhador precisa atender a alguns critérios específicos:

  • Residir em Área Afetada: o trabalhador deve morar em uma área que foi formalmente reconhecida como em estado de calamidade pública ou situação de emergência. Essa declaração deve ser emitida pelo governo municipal, estadual ou federal.
  • Registro no Município: é necessário que o município afetado esteja cadastrado no sistema do Ministério do Desenvolvimento Regional. Além disso, o reconhecimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública precisa ser validado pelo governo federal.
  • Saldos em Contas Ativas ou Inativas do FGTS: o  trabalhador deve possuir saldo em sua(s) conta(s) do FGTS, seja em contas ativas (do emprego atual) ou inativas (de empregos anteriores).

Veja também: Saque específico do FGTS; aprenda a calcular e descubra QUANTO você receberá