INSS anuncia novo PENTE-FINO e cortes em massa; saiba o que fazer para não perder seu benefício

Os segurados precisam ficar atentos aos documentos necessários para evitar o corte e comparecer a convocação que pode ser feita pelo INSS. Confira os detalhes sobre o procedimento.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) costuma realizar procedimentos de análise dos benefícios como forma de evitar fraudes e recebimento indevido, é o chamado pente-fino. Alguns segurados são os principais alvos da operação, de acordo com o tipo de benefício que recebem da Previdência Social.

Durante o processo de averiguação cadastral, se forem encontradas irregularidades, o benefício pode ser suspenso ou cortado. Para evitar que isto aconteça, os segurados devem ficar atentos a qualquer notificação que podem recebem nos próximos dias. Além disso, é possível seguir dicas e orientações como forma de se preparar para o pente-fino.

A seguir vamos conferir o que pode ser feito para evitar o corte do benefício, quem são os segurados que estão na mira da análise e o que fazer se for notificado pelo INSS. Já adiantamos que é importante estar com a documentação necessária em dia e separada para não ter dor de cabeça com o pente-fino.

INSS anuncia novo PENTE-FINO e cortes em massa; saiba o que fazer para não perder seu benefício
Os segurados podem ser convocados para perícia revisional e comprovação dos dados. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Segurados mais visados pelo pente-fino do INSS

Alguns segurados estão mais sujeitos ao processo de revisão realizado pelo INSS, geralmente são as pessoas que recebem aposentadoria por incapacidade permanente, auxílio-doença e auxílio-acidente. Todos estes benefícios têm algo em comum, o fato deles precisarem passar por perícia médica.

Também podem passar pela averiguação os segurados que estão recebendo benefícios por 6 meses ou mais sem passar por perícia, aqueles que não possuem uma data estipulada para o encerramento do benefício e quem não possui indicação de reabilitação profissional. O objetivo do processo de perícia médica revisional é avaliar a capacidade do segurado para o trabalho ou se ele possui alguma deficiência.

Essas pessoas podem ser convocadas pelo INSS para a realização de uma perícia revisional, procedimento no qual o médico da Previdência Social vai avaliar se o pagamento do benefício continua ou se deve ser cancelado.

Veja também: Confira a nova idade MÍNIMA para se aposentar através do INSS: Lula CONFIRMOU!

Como se preparar para a averiguação?

A primeira orientação para os segurados do INSS que podem ser convocados pelo pente-fino é manter a documentação atualizada. Todos os documentos relacionados com o benefício devem estar organizados e separados em um local de fácil acesso, o que inclui laudos originais, exames, receitas médicas, registros e prescrições de tratamento que justificam o recebimento do benefício.

Se ocorrer alguma mudança que afete o benefício, ela deve ser comunicada imediatamente ao INSS, o que inclui alteração de endereço, de estado civil, renda, ocupação, entre outras coisas relevantes. Guarde os comprovantes de gastos relacionados à condição que necessita do benefício, como recibos, comprovantes de consultas médicas, medicamentos e tratamentos.

Fique atento a correspondência e ao aplicativo, pois podem ser enviados comunicados e notificações solicitando o comparecimento até uma unidade do INSS. Pode ser que o segurado tenha que passar por uma avaliação médica e entrevistas, é importante não faltar e fornecer todas as informações que forem solicitadas.

Caso precise de assistência, procure o suporte de um advogado especialista em direito previdenciário para orientar sobre como proceder diante da averiguação. Evite fraudes e informações falsas que podem resultar em penalidades mais sérias, que envolvem a perda do benefício e processo judicial.

Veja também: CONFIRMADO: Bancos e INSS fecharão nesta semana, entenda exatamente o motivo