INSCRITOS no Bolsa Família recebem CARTÃO do Benefício: Beneficiários podem RECEBER ou RETIRAR!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

INSCRITOS no Bolsa Família recebem CARTÃO do Benefício – Entenda como funciona o processo de solicitação e retirada do cartão do Bolsa!

Você sabia que os inscritos no Bolsa Família recebem cartão do benefício depois de confirmar o seu cadastro completo? É dessa forma que milhões de famílias em todas as regiões do país recebem os valores mensais. 

O que poucas pessoas sabem é que os beneficiários possuem a opção de retirar ou receber o seu cartão do programa. Isso acontece para todos os cidadãos que completarem a sua inscrição e são aprovados. 

Entenda a seguir mais detalhes sobre essa inscrição e entenda como você poderá fazer parte de um dos principais programas de renda fixa do Brasil. 

INSCRITOS no Bolsa Família recebem CARTÃO do Benefício
Imagem: Divulgação

Como receber Cartão Bolsa Família

Muitas pessoas ainda contam com dúvidas sobre como receber o cartão do Bolsa Família. Os aprovados no programa contam com esse tipo de serviço para fazer saques e conferir o saldo dos valores mensais, mas algumas perguntas ainda são muito frequentes. 

O primeiro engano é achar que a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) dá direito ao Bolsa Família. Não é tão simples assim e apesar de ser um pré-requisito, o programa de renda exige mais do que o cadastro nesse sistema. 

Isso quer dizer que apenas aqueles que são contemplados pelo Bolsa Família que vão contar com o documento do programa e não todos os inscritos no CadÚnico. Por isso você deve fazer parte do Bolsa F. para receber o cartão. 

Preciso solicitar Cartão Bolsa Família

Outra dúvida comum: preciso solicitar o Cartão do Bolsa Família? Se você faz a inscrição no programa e é aprovado, o próprio responsável pelo seu cadastro deve dar detalhes sobre como vai ser disponibilizado o seu cartão. 

É importante confirmar que o seu endereço cadastrado no CadÚnico está correto já que a primeira opção é receber o cartão Bolsa Família em casa. Caso você faça uma mudança no meio do processo de aprovação, não esqueça de informar esse novo endereço em uma unidade de Centro Regional de Assistência Social (CRAS). 

O cartão do Bolsa Família pelos Correios deve chegar com uma carta trazendo informações sobre o benefício e sobre os cuidados com o seu novo documento. 

Cartão Bolsa Família Caixa Econômica Federal

Outro cenário comum é quando o cartão do Bolsa Família vai para uma agência da Caixa Econômica Federal. Nesse caso quem deve retirar o cartão é o responsável familiar cadastrado – aquele que está com o nome impresso no documento. 

Isso acontece apenas em situações em que o endereço não é encontrado ou quando você faz a solicitação do cartão entregue no banco diretamente. 

Não recebi Cartão Bolsa Família o que eu faço

Se você não recebeu o Cartão do Bolsa Família mesmo depois de ter a inscrição confirmada e aprovada, fique tranquilo. O primeiro ponto importante é que você não terá os pagamentos liberados apenas quando chegar o cartão em sua casa. 

Ou seja, é possível fazer saque do Bolsa Família sem cartão. Para isso você deve saber qual é o seu número de NIS e ir até uma agência lotérica com um documento oficial com foto e esse número em mãos na data de pagamento. 

Caso a demora seja muito grande, você pode tirar dúvidas sobre o programa e solicitar o cartão do Bolsa Família pelo telefone: 0800 726 02 07. 

Milhões de BRASILEIROS têm DIREITO a CONTA Gratuita da Caixa: Veja como realizar o CADASTRO e conheça os BENEFÍCIOS!

 

Leia Também