Péssima notícia divulgada para inscritos no CADASTRO ÚNICO; entenda

Inscritos no CadÚnico do Governo Federal acabaram de receber uma notícia desagradável; saiba do que se trata e prepare-se

O Cadastro Único é o sistema responsável por agrupar várias informações sobre as famílias de renda mais baixa. Tal inscrição permite o acesso aos Programas Sociais do Governo, como é o caso do Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Auxílio Gás.

Portanto, trouxemos esta matéria com o intuito de divulgar, infelizmente, uma péssima notícia que os inscritos no CadÚnico acabaram de receber. Com a liberação do calendário do Bolsa Família, alguns não esperavam por essa novidade desagradável. Confira!

Péssima notícia divulgada para inscritos no CADASTRO ÚNICO; entenda
Inscritos no CadÚnico são surpreendidos com notícia desagradável! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Sistema de registro único

O Cadastro Único, mais conhecido apenas como CadÚnico, é um sistema importantíssimo para a população brasileira que se encontra em vulnerabilidade social. Nele, as informações da população de baixa renda ficam registradas para uma elegibilidade aos Programas Sociais do Governo Federal.

Por razões como esta, é de suma importância que as famílias mais pobres do Brasil se atentem à sua renda mensal e per capita, a fim de contar com a inscrição imediata nos Programas Sociais através do CadÚnico.

Aliás, uma vez que o Bolsa Família exige critérios rigorosos de elegibilidade tanto antes quanto depois do ingresso, é fundamental manter o cadastro ativo no sistema do Governo, especialmente após a reestruturação do programa em 2023.

Sendo assim, se você quer contar com o recebimento do Bolsa Família ou de qualquer outro programa social, é de suma importância manter seu cadastro atualizado. Além disso, é válido lembrar que, obrigatoriamente, todo inscrito no sistema precisa atualizar suas informações a cada 24 meses, mesmo que não haja nenhuma alteração no grupo familiar.

Além do mais, quem já recebe os recursos de programas como o Bolsa Família e teve mudanças de endereço, nascimento de novo integrante e até mudança de escola da criança, precisa urgentemente correr até um CRAS para não correr o risco de perder o benefício.

Para se inscrever no CadÚnico ou atualizá-lo, basta ser o Responsável Familiar, ir até um Centro de Referência de Assistência Social e levar todos os documentos necessários seus e dos membros do grupo familiar.

Saiba mais: Seu CadÚnico pode estar IRREGULAR: confira os documentos necessários para ATUALIZAR seu cadastro

Péssima notícia divulgada

E por falar em Bolsa Família, muitos dos beneficiários que fazem parte do calendário de repasses do Governo já estão acostumados a receber junto do programa o Auxílio Gás. Afinal, por mais que sejam auxílios diferentes, o calendário é o mesmo.

Portanto, quem faz parte do programa de transferência de renda notou que ainda não recebeu seu Vale Gás. A explicação para isso é que o repasse do Vale é feito a cada dois meses. Ou seja, uma vez que ele foi feito em agosto, só voltará a acontecer em outubro e dezembro.

Nesse sentido, os auxiliados do Bolsa Família já notam a diferença em suas contas da Caixa, já que a liberação deste programa começou no dia 18 de setembro. Agora resta aguardar o próximo mês para contar com o repasse integral do valor do botijão de gás de 13kg, conforme a média nacional do preço do item calculada pela ANP.

Veja também: PRESENTÃO do Governo para Brasileiros inscritos no Cadastro Único: solicite!