Inscrições Sisu 2020 – Confira o passo a passo para não ter nenhum problema!



Fique ligado para fazer a sua inscrição no Sistema de Seleção sem problemas! É a sua hora de fazer o tão sonhado curso de graduação! 

Está chegando a hora! As inscrições do Sisu 2020 estão sendo aguardadas com ansiedade por milhares de jovens e adultos de todas as regiões do Brasil. Isso porque essa é a principal porta de entrada para universidades e faculdade públicas de norte a sul. 

O Sistema de Seleção Unificada foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) justamente para facilitar esse processo de oferta de vagas. E há muitos anos muitas pessoas estão usando as notas do Enem para fazer o tão sonhado curso superior. 

A seguir vamos trazer mais detalhes sobre como será o processo de inscrição para a próxima edição. Fique ligado para não perder os prazos ou cometer algum erro. Confira!

Inscrições Sisu 2020
Foto: Divulgação

Sisu Como Funciona

Primeiramente, como funciona o Sisu? Essa é uma dúvida principalmente por parte de quem nunca participou do sistema. Então antes de trazer um passo a passo para a inscrição é importante trazer detalhes sobre essa ação. 

O Sistema de Seleção unificada é um programa que acontece, geralmente, duas vezes ao ano. As vagas são ofertadas uma vez por cada semestre. Para ter uma ideia do número de oportunidades, apenas no primeiro semestre de 2019 foram mais de 235 mil vagas em 129 instituições públicas de ensino superior. 

Então quem ainda não entendeu o que é o Sisu: esse é um programa criado em 2009 pelo MEC para ampliar o acesso de brasileiros ao ensino superior. A plataforma revolucionou a educação no país justamente por substituir grande parte dos vestibulares. 

Hoje em dia os candidatos devem inscrever-se para o Sisu usando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio. São essas notas que vão definir quem consegue ou não as notas no sistema. 

Passo a Passo Inscrição Sisu 2020

Agora é hora de saber como é o passo a passo das inscrições do Sisu 2020. É importante que você saiba exatamente como funciona essa etapa já que ela é a mais importante para garantir a sua candidatura. 

São milhares de vagas disponibilizadas mas é necessário que você faça parte de dois pré-requisitos do Sisu:

  • Tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019;
  • Tenha obtido nota acima de zero na redação.

Se esse é o seu caso, agora é só esperar a data da inscrição do Sisu 2020: entre os dias 21 e 24 de janeiro. Confira a seguir o passo a passo e inscreva-se corretamente:

Passo 1 – acesse o site do Sisu (sisu.mec.gov.br) e clique em ‘fazer inscrição’; digite seu número de inscrição e senha usados no Exame Nacional do Ensino Médio; 

Passo 2 – digite o número que aparece na imagem e clique em ‘entrar no Sisu; confira se todas as suas informações estão corretas; 

Passo 3 – faça a confirmação apertando no botão ‘usar os mesmos dados do Enem’; 

Passo 4 – agora é hora de escolher o curso no Sisu; faça a busca no sistema usando uma das opções: nome do curso, do município ou instituição de seu interesse. Lembre que o critério de escolha é a ordem de preferência; 

Passo 5 – depois de escolher um curso você irá ver diversas informações sobre essa graduação; clique em ‘escolher este curso’; 

Passo 6 – escolha ampla concorrência ou vaga reservada para ações afirmativas; 

Passo 7 – agora você vai ver todas as informações que precisa saber sobre documentação necessária para matrícula e sobre o curso: clique em ‘confirmar minha inscrição neste opção’ caso esteja tudo certo; 

Passo 8 – agora vá até o botão ‘fazer inscrição na 2ª opção’ e repita todo o processo da primeira opção; Pronto, você está inscrito!

Passo 9 – caso queira mudar de curso no Sisu, clique em ‘escolher outro curso’ e faça a alteração até às 23h59 do dia 24 de janeiro. 

 

Leia Também