Inscrições Prouni Bolsas Remanescentes

Inscrições Prouni bolsas remanescentes segundo semestre 2016

Estão abertas as inscrições Prouni bolsas remanescentes segundo semestre 2016

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira (1º) as inscrições para as bolsas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (ProUni) de 2016/2. Quem não está matriculado no curso que pretende concorrer à bolsa poderá se inscrever até o próximo dia 26. Já os estudantes matriculados em cursos superiores terão até 14 de novembro para confirmarem a participação.

https://pronatec.pro.br

A segunda edição do Prouni 2016 ofereceu 125.442 bolsas de ensino no segundo semestre. Destas, 57.092 foram integrais, enquanto as demais foram de 50%. Agora, o programa seleciona os estudantes que receberão as bolsas que não foram distribuídas nas chamadas e listas de espera.

As bolsas integrais são destinadas aos candidatos que comprovem renda familiar per capita de um salário mínimo. Porém, não são somente estes que podem concorrer. Quem comprovar renda familiar de até três salários mínimos per capita ainda poderá participar, tendo direito a concorrer ao desconto de 50% nas mensalidades.

Pode concorrer às bolsas remanescentes:

  • o estudante que tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e que tenha obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação Enem; ou
  • o professor da rede pública de ensino, no exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de uma instituição pública

O estudante, além da nota do Enem, necessita também ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular. Os professores da rede pública de ensino não precisam comprovar renda para concorrer e podem usar as bolsas somente em cursos superiores de licenciatura.

Inscrições Prouni Bolsas Remanescentes

A inscrição do ProUni é gratuita e efetuada exclusivamente pela internet, na página do programa: http://siteprouni.mec.gov.br.

No entanto, no caso específico das bolsas remanescentes, o candidato deve primeiramente se cadastrar em outro sistema, acessado através do endereço: http://prouniremanescentes.mec.gov.br/.

Neste primeiro cadastro, o candidato deve informar o seu CPF e a sua data de nascimento. A partir desses dados, o sistema automaticamente verificará a participação do candidato no Enem para confirmar o preenchimento dos requisitos descritos acima.

No caso dos professores da rede pública de ensino, estes podem se inscrever para bolsas nos cursos de licenciatura independentemente de ter participado do Enem. Assim, basta que o candidato informe que é professor para prosseguir com o seu cadastro.

Após a ativação, o sistema do ProUni fica disponível para acesso do candidato a qualquer momento através do login, que é o CPF do mesmo, e a senha informada no ato do cadastro.

Resultado Prouni Bolsas Remanescentes

A inscrição não é último passo para quem deseja conquistar uma das bolsas remanescentes. A conclusão da inscrição confere ao candidato apenas a expectativa de direito à bolsa. Ou seja, ainda é necessário que as informações fornecidas sejam confirmadas pelo sistema para que os candidatos sejam ou não selecionados.

No caso dos estudantes que já estão em um curso superior, o processo é bem fácil. Uma vez tendo sido contemplado com uma bolsa, a partir da data da emissão do Termo de Concessão de Bolsa, o estudante passa a ser bolsista do Prouni e a mensalidade coberta pela bolsa de estudo, sem maiores preocupações.

Mas, se não houver bolsa disponível no curso em que já está matriculado, o candidato poderá se inscrever para concorrer a uma bolsa remanescente em um curso de área próxima a sua, e que esteja dentro da mesma instituição, para então, posteriormente, fazer o pedido de transferência para o curso em que se encontra matriculado.

 

Leia Também