Inscrições Prouni 2020 – Começou! Está Buscando uma Bolsa de Estudo?



Estão abertas as inscrições do ProUni! Saiba como funciona para conseguir uma das bolsas de estudo do Prouni neste ano.

Conseguir uma vaga em uma universidade pública e gratuita é muito difícil. Nem sempre é possível conseguir as notas para fazer um curso de graduação dessa forma por isso as Inscrições Prouni 2020 estão em destaque.

Através do Programa Universidade para Todos é possível conseguir estudar sem precisar lidar com altas mensalidades em universidades particulares. São disponibilizadas milhares de bolsas de estudo todos os anos através dessa ação do Ministério da Educação (MEC).

Confira a seguir mais detalhes sobre como inscrever-se e fazer parte deste processo de seleção. Fique ligado para mudar definitivamente o seu futuro e conseguir o tão sonhado certificado de Ensino Superior!

Inscrições Prouni 2020
Foto: Divulgação

Como Funciona Prouni 2020

Primeiramente, como funciona o Prouni 2020? Muitas pessoas partem dessa pergunta já que nunca participaram do programa. Será que é muito difícil conseguir uma das bolsas? Quais tipos de bolsas são ofertadas?

É importante que você saiba o que o Ministério da Educação exige como pré-requisito. Mas para isso pode ser necessário conferir mais informações sobre o programa.

O Prouni 2020.1 acontece, como as edições anteriores, através da oferta de bolsas de estudo. Se você quer uma das bolsas você precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). Além disso, é exigida uma nota mínima: 450 pontos na média – e nota maior do que zero na redação.

Também como nas edições anteriores serão disponibilizadas bolsas de estudo do Prouni em duas modalidades:

  • Bolsas de Estudo Integrais (100%);
  • Bolsas de Estudo Parciais (50%).

 

Tão importante quanto saber como funciona o programa é saber se você está dentro dos requisitos. Então confira esses detalhes a seguir e depois verifique as datas oficiais do processo seletivo desse semestre.

Quem pode fazer Prouni

Antes de começarmos a falar sobre as inscrições você precisa saber quem pode fazer o Prouni 2020. Como dito anteriormente existem alguns pré-requisitos específicos para quem quer participar deste programa de inclusão no ensino superior.

Primeiramente, para qualquer uma das opções (ofertas com 50% ou 100% de desconto), os interessados devem ter concluído o Ensino Médio em uma escola pública. É possível também ter finalizado a educação com bolsa de 100% em uma escola particular.

Outros pré-requisitos do Prouni são:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019: é necessário ter obtido média mínima de 450 pontos e nota diferentes de zero na redação);
  • Não ter nenhum curso de ensino superior concluído no currículo;
  • Possui renda familiar compatível com as exigências do programa.

E qual é a renda para o Prouni? Para conseguir uma bolsa integral, de 100%, é necessário ter uma renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa (ou seja, de R$ 1.558,50). Já para bolsa parcial, de 50%, esse valor é maior: é exigida uma renda de até três salários mínimos per capita (de R$ 3.117,00).

Cronograma Prouni 2020

Mas e o cronograma Prouni 2020 continua o mesmo? Essa é uma dúvida recorrente já que muitas pessoas estavam falando inclusive que o programa iria ser cancelado. Tudo isso graças aos problemas na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), usado como nota para o acesso.

Ainda assim é sempre importante ficar ligado já que os cronogramas oficiais devem sempre ser levados em consideração. Apesar dos problemas durante o Sisu, o Prouni continuou mantendo seus prazos específicos.

Algumas novidades foram disponibilizadas, porém. Então as datas oficiais do Prouni 2020 ficaram assim:

 

  • Prazo de inscrições Prouni: 28/01 a 01/02;
  • Resultado da primeira chamada: 04/02;
  • Comprovação de documentação da primeira chamada: 04/02 a 11/02;
  • Resultado da segunda chamada: 18/02;
  • Comprovação de documentação da segunda chamada: 18/02 a 28/02;
  • Lista de Espera Prouni 2020: 06/03 a 09/03;
  • Divulgação da Lista de Espera:12/03;
  • Comparecimento dos candidatos para entrega da documentação: 13/03 a 16/03.

Inscrições Prouni 2020 Passo a Passo

Por fim, é importante trazer um passo a passo para as inscrições no Prouni 2020. Mas muita atenção: o cronograma oficial do programa mudou recentemente. Isso aconteceu graças aos problemas com as datas do Sisu que acabaram atrasando também o Prouni.

Agora, de acordo com o cronograma disponibilizado pelo MEC, os interessados devem inscrever-se a partir do dia 28 de janeiro – até o dia 01 de fevereiro. O resultado da primeira chamada será lançado no dia 04/02.

Para isso, é necessário ir até o site do Prouni e preencher o formulário para candidatura online. Confira detalhes sobre como fazer isso:

1º Passo – acesse o site (siteprouni.mec.gov.br);

2º Passo – informe o número do CPF e a senha cadastrada no Enem;

3º Passo – no site do Prouni faça o preenchimento de um questionário socioeconômico;

4º Passo – preencha as opções de cursos de seu interesse bem como as instituições de ensino que quer conseguir uma das vagas; faça isso em ordem de prioridade;

Passo 5 – escolha o tipo de bolsa de estudo do Prouni que pretende participar da seleção; são duas opções: cota ou ampla concorrência. Pronto!

Para saber mais sobre o cronograma do Prouni 2020 e as datas oficiais, acesse:

https://pronatec.pro.br/cronograma-prouni-2020-mec-confirma-as-datas-oficiais-do-programa/

 

Leia Também