Inscrições para o Prouni 2020 estão ABERTAS: Veja a OFERTA de BOLSAS por ESTADO!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Inscrições para o Prouni 2020 estão ABERTAS – Confira todos os detalhes sobre um dos principais programas do país para quem quer fazer uma faculdade!

Muitos jovens e adultos de todas as regiões do país estão em dúvida sobre o seu futuro profissional neste momento. Uma boa notícia nesse sentido é que as inscrições para o Prouni 2020 estão abertas

Mesmo com todas as incertezas graças à pandemia do novo coronavírus está disponível o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni). Por isso é importante ficar atento para detalhes sobre vagas e os prazos específicos. 

A seguir vamos falar um pouco mais sobre isso. Confira e saiba como fazer a sua inscrição e começar a fazer um curso de ensino superior com uma bolsa parcial ou integral! Repasse a notícia para amigos e familiares que também querem mudar o currículo definitivamente. 

Inscrições para o Prouni 2020 estão ABERTAS
Imagem: Divulgação

Inscrições Prouni 2020 

Estão abertas as inscrições do Prouni 2020. O Ministério da Educação (MEC) abriu na última terça-feira (14) o período para quem quer fazer parte de um dos principais programas de acesso ao ensino superior do país. 

O prazo máximo para a inscrição no Programa Universidade para Todos é o dia 17 de julho – até às 23h59. Todos o processo para participar da seleção acontece diretamente no portal (no fim do texto). 

O programa segue oferecendo bolsas de estudo do Prouni em 2020. Ainda existem as duas modalidades:

  • Bolsas de Estudos Parciais (50% da mensalidade); 
  • Bolsas de Estudos Integrais (100% das mensalidades). 

As oportunidades de bolsas são tanto para cursos de graduação como de formação continuada em universidades particulares. 

Vagas Prouni 2020

O número de vagas Prouni 2020 continua sendo alto. De acordo com o Ministério da Educação, são um total de 167.780 bolsas no total; as oportunidades são para um total de 1.061 instituições particulares de todo o país. 

Novas DATAS do SISU, PROUNI e FIES Segundo Semestre: Confira NOVO CALENDÁRIO!

Entre as vagas são 60.551 para bolsas integrais do Prouni e outras 107.229 para mensalidades parciais. Todos os interessados podem fazer a consulta das oportunidades específicas no portal do programa. 

Como outros programas do Governo, é possível selecionar duas opções de instituição, curso, tipo de bolsa e modalidade de concorrência. 

Quem pode fazer Prouni 2020

E quem pode concorrer ao Prouni em 2020? Ainda existem alguns pré-requisitos específicos para quem está pensando em conseguir uma das vagas. O primeiro deles é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio. 

Além disso, pode se inscrever quem:

  • Não tem diploma de graduação;
  • Cursou o ensino médio completo em escola da rede pública – ou em instituição privada, na condição de bolsista integral;
  • Fez parte do ensino médio em escola da rede pública e parte em instituição privada – mas sempre na condição de bolsista integral na última opção;
  • Possui algum tipo de deficiência;
  • É professor que atua da rede pública. 

Calendário Prouni 2020

Por fim, é necessário ficar atento para o calendário do Prouni 2020. As principais datas já foram disponibilizadas pelo Ministério da Educação. Portanto, fique atento para não perder nenhum dos prazos. 

São as datas do Prouni 2020.2:

  • Início das inscrições: 14 de julho;
  • Fechamento: 17 de julho (até 23h59);
  • Primeira chamada Prouni 2020.2: 21 de julho;
  • Segunda chamada Prouni 2020.2: 4 de agosto;
  • Lista de espera do Prouni: 24 de agosto. 

Para fazer a inscrição acesse o portal do Prouni: http://prouniportal.mec.gov.br/

Vagas do Prouni por estado

O MEC também disponibilizou as vagas do Prouni por estado. Pode ser importante conferir exatamente quantas oportunidades vão surgir na sua região já que o processo de seleção possui um prazo curto. Por isso confira aqui detalhes por cada estado:

Vagas do Prouni por estado

Como foi dito anteriormente, você pode conferir as vagas que estão sendo ofertadas na sua cidade através do portal do Prouni. É possível conferir as instituições participantes e como estão distribuídas as oportunidades nas instituições d ensino superior próximas de você.

 

Leia Também