Inscrições FIES 2022 vão começar: Confira as regras do Fundo de Financiamento Estudantil

Estudante que aguardam inscrições do FIES poderão fazê-las em breve.

As maneiras de ingressar na universidade são diversas. Há aqueles que podem custear o ensino privado, outros que conseguem passar no processo seletivo do ensino público. Porém, há um número considerável de pessoas que não estão nesses grupos. 

Pensando em oferecer oportunidades para todos os estudantes, o governo criou o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Agora, eles estão aguardando o momento de abertura das inscrições do programa. 

Inscrições FIES 2022 vão começar: Confira as regras do Fundo de Financiamento Estudantil
Veja as datas disponíveis – Imagem: Divulgação

O que é o FIES

O FIES é uma iniciativa do governo, através do Ministério da Educação (MEC) que busca oferecer concessão de financiamento para estudantes que estejam regularmente matriculados em algum curso superior presencial particular. 

É importante citar que existe uma extensa lista de universidades parceiras do programa, que oferecem vagas através desse tipo de modalidade. Contudo, para participar, é necessário que ela possua avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). 

Saiba mais: Calendário Fies 2022.2: inscrições estão prestes a começar, confira todas as DATAS

Quem pode participar? 

Vale ressaltar que para participar do FIES os estudantes precisam ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desde a edição de 2010. Além disso, é necessário ter feito ao menos 450 pontos de média nas notas das 4 provas e ter mais de zero na redação. Os alunos também têm renda familiar de no máximo 3 salários mínimos por pessoa. 

Não poderão participar do financiamento as pessoas que estiverem com trancamento geral do curso no ato da inscrição; que já tenham participado do programa; que estejam com dívida junto ao Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC); entre outras situações.

Existem alguns casos que estão isentos das exigências do ENEM. Dentre eles estão os professores que trabalham junto a rede pública de ensino. Contudo será solicitado que o participante apresente documento que comprove a ocupação emitido por por algum dos órgãos oficiais de educação. 

Sobre as inscrições

Aqueles que desejam tentar uma das oportunidades oferecidas para a população devem efetuar a inscrição no próximo dia 9. Assim, o prazo fica disponível até às 23h59, no horário de Brasília, do dia 12 de agosto. 

Dessa maneira, os interessados em participar devem acessar o portal oficial do governo e efetuar a inscrição dentro do prazo estipulado. Para isso visite https://acessounico.mec.gov.br/fies

É importante explicar que o pagamento do financiamento ocorre após a formação do estudante ter terminado. Assim, os juros das parcelas serão de 3,4% ao ano, independente do curso escolhido pelo aluno. Há também a possibilidade de conseguir até 100% do financiamento ou porcentagens menores, a depender das notas obtidas no ENEM. 

Veja também: Calendário COMPLETO do ProUni 2022.2: Inscrições, 1ª e 2ª chamada e lista de espera