Inscrições Enem 2023 estão PRESTES A COMEÇAR!

Taxa de inscrição permanecerá a mesma da edição anterior, mas estudantes podem solicitar isenção; confira os detalhes.

Ansioso para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)? Criado em 1998 como uma ferramenta de avaliação do conhecimento dos estudantes que haviam terminado o Ensino Médio, o exame está em sua 26ª edição. Inclusive, as inscrições para as provas de 2023 estão cada vez mais próximas.

É bom já ir se preparando para enfrentar toda a etapa de classificação. Por isso, preparamos um conteúdo para que você fique por dentro das principais datas. Acompanhe!

Confira o prazo e não perca-o de vista. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Enem 2023: 26ª edição do exame se aproxima cada vez mais

Não de hoje, o ENEM é uma das provas mais importantes do país. Afinal, através do exame, milhares de estudantes conseguem a tão sonhada vaga no Ensino Superior. As provas, anuais desde 1998, possuem diferentes etapas, sendo que a primeira começa em breve: as inscrições.

Em menos de uma semana, estudantes espalhados Brasil afora poderão dar o primeiro passo rumo à graduação. É importante, portanto, que você tenha em mente as principais datas do ENEM 2023 para não poder nenhum momento fundamental.

Saiba mais: Confira novo edital ESPECIAL do Enem 2023: SURPREENDENTE! 

Inscrições

Indo direto ao ponto, os candidatos poderão se inscrever no ENEM 2023 a partir do dia 5 de junho de 2023. As inscrições, por sua vez, vão permanecer abertas até o dia 16 de junho. O procedimento será realizado exclusivamente de forma online, por meio da Página do Participante do ENEM, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esta, aliás, é a instituição responsável pela aplicação das provas.

Os candidatos que precisarem de atendimento especializado durante esta edição do exame deverão preencher o requerimento para o mesmo e receberão a resposta até o dia 26 de junho de 2023.

Ademais, de acordo com  o edital do ENEM 2023, a taxa de inscrição para participação do ENEM não sofreu alterações em relação ao valor do ano passado (edição 2022). Dessa forma, os candidatos, para concluir sua inscrição, deverão pagar R$ 85,00.

A exceção fica por conta daqueles que solicitaram a isenção do pagamento da taxa de inscrição. A princípio, para solicitar o benefício, os interessados precisaram comprovar que faziam parte de uma das seguintes categorias:

  • Estudantes da rede pública; ou
  • Estudantes bolsistas integral na rede particular; ou
  • Estudantes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo, inscritos no CadÚnico.

Ainda no que diz respeito ao pagamento da taxa de inscrição, o mesmo poderá ser efetuado por meio de boleto bancário, PIX ou cartão de crédito. O boleto, por sua vez, pode ser pago em lotéricas, agências bancárias, agências dos Correios que tenham o Banco Postal e aplicativos.

Como se inscrever?

Assim como mencionado nas linhas anteriores, as inscrições acontecem exclusivamente por meio da Página do Participante do ENEM, em: enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. A saber, no momento da inscrição, o candidato deverá fornecer alguns dados, como:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe;
  • Dados pessoais (por exemplo: sexo, raça, estado civil e nacionalidade);
  • Endereço;
  • Contato;
  • Atendimento especializado e uso do nome social;
  • Língua Estrangeira (inglês ou espanhol);
  • Nível de escolaridade;
  • Cidade para realização da prova;
  • Questionário socioeconômico (25 perguntas para que o INEP saiba mais sobre o perfil econômico e social da sua família).

Por fim, os candidatos que já participaram de outras edições da prova não deverão completar todos os dados, uma vez que alguns deles já estão registrados na plataforma. Portanto, não perca o prazo e garanta a sua vaga no Exame! 

Veja mais: Vai fazer o Enem 2023? Saiba o que ESTUDAR para garantir uma boa pontuação