CONTAGEM REGRESSIVA! Inscrições ENCCEJA 2021: Confira o CRONOGRAMA e faça sua INSCRIÇÃO

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

CONTAGEM REGRESSIVA! Inscrições ENCCEJA 2021 – Está chegando a hora da principal prova de certificação do Brasil: saiba quais são as datas do Encceja e como fazer a inscrição!

Está chegando a hora: as inscrições Encceja 2021 finalmente vão acontecer para todos aqueles que querem terminar os estudos com uma prova. O Ministério da Educação (MEC) já divulgou o edital oficial com os primeiros detalhes sobre o exame. 

É importante lembrar que o processo de inscrição para o exame neste ano será diferente e já começa em dezembro de 2020 através da justificativa de ausência. Entenda como isso vai funcionar e não perca a principal prova do país!

CONTAGEM REGRESSIVA! Inscrições ENCCEJA 2021
Imagem: Divulgação

Inep Encceja 2021

Está confirmado o Inep Encceja 2021 em todos os estados brasileiros! Essa notícia foi confirmada oficialmente pelo próprio órgão responsável pela prova que já divulgou as principais informações. 

O cronograma oficial foi lançado diretamente no Edital do Encceja 2020 que diz respeito à prova que ficou marcada para o dia 25 de abril de 2021. Essa é uma ótima notícia já que muitas pessoas achavam que o exame não aconteceria mais. 

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos não só vai acontecer, como vai trazer um processo de inscrição diferenciado. Por isso vamos explicar as datas e todos os detalhes que você precisa saber. 

Justificativa Encceja 2019

De acordo com o novo edital, milhares de candidatos vão precisar fazer uma justificativa Encceja 2019. Como assim? Todos aqueles estudantes que fizeram a inscrição para a última edição do exame (de 2019) e NÃO comparecem em NENHUMA aplicação de provas precisam justificar a sua falta. 

Resumidamente: para fazer o Encceja 2021 é necessário justificar a ausência no Encceja 2019. Essa informação já estava disponível no próprio edital da prova de 2019 e agora será implementado pelo Inep. 

O prazo para justificativa de ausência Encceja 2019 também já está definido: entre os dias 14 e 20 de dezembro de 2020. Por isso é necessário ficar atento para justificar a falta e não perder a prova. 

O que acontece com quem não justificar Encceja 2019? Nesse caso é necessário pagar uma multa do Encceja de R$ 40,00 através de Guia de Recolhimento da União (GRU). Quem não fizer nada disso, não pode fazer a prova. 

Inscrição Encceja 2021 

Quem não faltou às provas na última edição vai poder fazer a inscrição Encceja 2021 normalmente. O prazo para inscrever-se e participar do exame também já foi definido pelo edital. 

Os interessados em terminar os estudos vão poder fazer a inscrição Encceja 2021 entre os dias 11 e 22 de janeiro de 2021. Essa é uma ótima notícia já que a prova está marcada para o dia 25 de abril do mesmo ano. 

Todo o processo das inscrições do Encceja vai ser online pela página do participante Encceja Inep. 

Saiba mais sobre a inscrição Encceja 2020/2021!

Cronograma Encceja 2020 2021

Por fim, é hora de ficar atento para o cronograma do Encceja 2020 2021. O edital oficial disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira trouxe as principais datas das provas. 

Confira a seguir na tabela das datas do Encceja 2021 quando você precisa justificar ausência, fazer solicitação de atendimento especializado, fazer as inscrições e muito mais:

datas do Encceja 2021

 

Leia Também