Inscrições do Sisu, ProUni e Fies 2022: Possíveis datas, como participar e regras

É importante ficar atento as possíveis datas de inscrições e regras

Inscrições do Sisu, ProUni e Fies 2022 Possíveis datas, como participar e regras
Atenção as possíveis datas de inscrições dos programas – Pixabay

 

Até o presente momento, não houve divulgação pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação das datas para as inscrições do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022 e Programa Universidade Para Todos (ProUni).

SiSU – O que é?

O Sistema de Seleção Unificado  (SiSU) foi instituído em 2010 pelo Ministério da Educação (MEC) com a finalidade de promover o acesso democrático às universidades públicas.

Quem pode participar do Sisu?

Conforme informado anteriormente, o Sisu é um programa bem democrático, já que todos que tenham concluído o ensino médio podem participar desde que atendam alguns requisitos, como ter feito a prova do Enem e não ter na prova de redação zerada.

A classificação dos candidatos será com base na nota do Enem.

Há instituições que determinam uma pontuação mínima para que possa concorrer a determinados cursos, como por exemplo, o de Medicina que é de 700 pontos.

Dessa forma, se a pontuação do candidato for 699, ele não poderá candidatar-se à vaga.

 Veja também:  Concurso IBGE 2022 Inscrições: Edital, Vagas, Datas e Provas

ProUni – O que é?

O Programa Universidade Para Todos foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação e tem como finalidade auxiliar os estudantes que não possuem condições de pagar as mensalidades das faculdades particulares.

Com isso, o ProUni concede bolsas de estudos, sejam integrais ou parciais em faculdades de ensino superior privado.

A bolsa de estudos tem validade até o final do curso universitário, contudo, é necessário que o estudante cumpra todos os requisitos determinados pelo programa durante o período do curso.

Quem pode participar do ProUni?

Para participar do ProUni é necessário ter realizado a prova do ENEM e ter obtido a média igual ou superior a 450 pontos.  Além disso, não pode ter zerado a prova de redação.

Portanto, poderão participar do ProUni:

  • Alunos da rede pública de ensino e de rede privada de ensino (bolsista integral);
  • Alunos da rede privada de ensino seja com ou sem bolsa de estudos, caso a Medida Provisória do Governo Federal se torne lei a partir de 2022;
  • Professores da rede pública de ensino;
  • Estudantes com deficiência.

Há também requisito quanto a renda por pessoa:

  • Bolsa integral: até um salário mínimo e meio por pessoa;
  • Bolsa parcial: até três salários mínimos por pessoa.

Fies – O que é?

O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa criado em 1999 pelo Governo Federal que concede financiamento ao estudante para fazer um curso superior na instituição privada.

Quem pode participar do Fies?

Podem participar do Fies os estudantes que fizeram a última prova do Enem e obtiveram média igual ou acima a 450 pontos.

Além disso, também é necessário ter obtido acima de 400 pontos na prova de redação e ter renda por pessoa da família de até R$3.300 por.

Inscrições do Sisu, ProUni e Fies 2022: Possíveis datas

Mas, levando em consideração que no dia 11 de fevereiro de 2022 será divulgado o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 marcado, acredita-se que as inscrições sejam as seguintes:

  • SiSU: 15 a 18/02/2022;
  • ProUni – 22 a 25/02/2022;
  • Fies – 01 a 04/03/2022.

Fez o ENCCEJA? Resultado do ENCCEJA 2021: Data já está disponível em dezembro