Inscrições do ENCCEJA 2022 serão em maio? Veja como terminar os estudos gratuitamente através das provas do Governo Federal

Encceja 2022: Data de inscrição, cronograma das provas, edital e requisitos para terminar os estudos gratuitamente.

Atualmente, o ENCCEJA representa a principal alternativa para jovens e adultos que desejam concluir os estudos de maneira gratuita. O Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é essencial para quem não conseguiu completar o ensino fundamental ou médio na idade adequada. Mas afinal de contas: quando começam as inscrições do ENCCEJA 2022? O calendário já foi divulgado?

Nos últimos anos, o ENCCEJA contou com diversos adiamentos, devido à pandemia de Covid-19 e à dificuldade para alocar todos os inscritos – mais de 1 milhão de pessoas – em meio às medidas de isolamento social. Agora, a edição de 2022 já tem data para acontecer, e os interessados devem se preparar com muito estudo e dedicação.

Inscrições do ENCCEJA 2022 serão em maio?
Imagem: Divulgação

ENCCEJA 2022 – Quem pode participar?

O ENCCEJA está disponível para todas as pessoas que não conseguiram completar os estudos nas idades tradicionais. É preciso ter mais de 15 anos para fazer a prova do Ensino Fundamental, e mais de 18 para a do Ensino Médio. Todos os aprovados recebem um certificado de conclusão que possui o mesmo valor do diploma. Existem 4 editais e cronogramas específicos para o ENCCEJA; veja abaixo todos eles.

  • Encceja Nacional: Para residentes do Brasil em geral;
  • Nacional PPL: Para residentes no Brasil que estão na cadeia ou em instituições socioeducativas;
  • Exterior: Para brasileiros que moram em outros países;
  • Exterior PPL: Para brasileiros que moram em outros países e estão privados de liberdade ou cumprindo medidas socioeducativas.

Veja também:  Cursos gratuitos SENAT; são mais de 50 capacitações a distância, veja como se inscrever!

Como são as provas?

O edital completo das provas do Encceja 2022 ainda não foi liberado. Entretanto, tudo indica que ele será divulgado ainda em março de 2022, ou no máximo até o início de abril. Como a participação no exame é voluntária, os interessados não precisam pagar taxa de inscrição. Para obter o certificado, os inscritos devem completar 4 provas, realizadas em um único dia. Cada uma delas conta com 30 questões de múltipla escolha e uma redação do gênero dissertativo-argumentativo. Os estudantes devem obter, no mínimo, 100 pontos em cada prova e 5 pontos na redação (que vale de 0 a 10).

Data das inscrições do Encceja 2022 – Inscrições já estão abertas?

As inscrições para o Encceja 2022 ainda não estão abertas. Como o edital deve ser divulgado em março ou abril, tudo indica que o processo de inscrição será iniciado em maio. Entretanto, essa suposição não foi confirmada pelo Inep. Vale a pena ficar de olho no portal do instituto para conferir as novidades sobre as provas e o início do processo oficial de inscrições.

Veja também:  Cursos gratuitos e a distância Microsoft; 14 opções em cursos para você escolher, faça sua inscrição!

Inscrições do Encceja 2022 – Cronograma/Calendário das provas

Embora não tenha divulgado o edital das provas ou o calendário de inscrições, o Inep já divulgou o cronograma para a realização das avaliações. Os locais de aplicação das provas variam de acordo com cada estudante, e por isso, devem ser conferidos no cartão de confirmação, liberado após o cadastro. Veja abaixo o cronograma completo das provas do Encceja 2022, de acordo com informações oficiais do Inep.

  • Encceja Regular Nacional: 28 de agosto de 2022;
  • Encceja Exterior: 18 de setembro de 2022;
  • Encceja Exterior PPL: 19 a 30 de setembro de 2022;
  • Encceja Nacional PPL: 11 e 12 de outubro de 2022.