INSCRIÇÕES do ENCCEJA 2020 já estão abertas: É verdade? CUIDADO com golpes e fraudes 

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

INSCRIÇÕES do ENCCEJA 2020 já estão abertas: É verdade? – Saiba se realmente já estão disponíveis as inscrições na principal prova de certificação do país!

Cresceu muito o número de perfis na internet afirmando que as inscrições do Encceja 2020 estão abertas. Mas será que isso é verdade? Em um período de tanta instabilidade, será que o Inep realmente abriu o prazo para quem quer fazer o exame?

É muito importante ficar atento! Existem agora centenas de pessoas aproveitando esse momento para aplicar golpes e tentar roubar os dados ou obter vantagens usando o nome do Ministério da Educação (MEC). 

Por isso vamos trazer mais detalhes sobre o que foi divulgado oficialmente até o momento. Entenda e saiba exatamente o que pode acontecer e o que falaram as fontes oficiais. 

INSCRIÇÕES do ENCCEJA 2020 já estão abertas:
Imagem: Divulgação

Inscrições do Encceja 2020 estão abertas?

Então é verdade que as inscrições do Encceja 2020 estão abertas? Não! Se você receber um e-mail ou uma mensagem pelo WhatsApp com um link prometendo que você poderá inscrever-se, não clique. 

Esse é uma ação que está sendo feita por fraudadores que usam isso de diversas formas: alguns tentam roubar dados importantes e outros chegam a disponibilizar um boleto para participar da prova. 

Lembre, porém, que a prova do Encceja é gratuita! Ou seja, você não precisa pagar nenhum tipo de documento para participar da principal prova de certificação do Ensino Médio e Fundamental do país. 

O responsável pela organização do exame é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e apenas ele poderá divulgar novas informações oficiais. 

Como fazer inscrições Encceja 2020

Ainda não foi divulgado o edital falando sobre como fazer as inscrições do Encceja 2020. Mas é muito provável que os candidatos poderão inscrever-se da mesma forma que aconteceu em edições anteriores. 

Ou seja, você NÃO DEVE confiar em links que prometem uma dessas formas de inscrição:

  • Inscrição do Encceja pelo WhatsApp; 
  • Boleto do Encceja por e-mail;
  • Sites que prometem a prova do Encceja Online;
  • Plataformas que prometem a prova do Encceja mediante qualquer pagamento. 

Para fazer a prova é necessário aguardar o edital do Encceja 2020 que vai trazer todas as informações oficiais. A inscrição também é feita, sempre, pelo site oficial do exame. 

Quando vão ser as inscrições Encceja 2020

Finalmente, quando vão ser as inscrições Encceja 2020? Essa é a maior dúvida de milhões de pessoas que aguardam ansiosamente o exame. Ainda não foram divulgadas as datas oficiais para essa edição. 

A última informação disponibilizada foi pelo presidente do Inep, Alexandre Lopes, que disse que a prova do Encceja vai ser em dezembro. Porém, como as datas ainda não foram divulgadas, muitos especialistas estão afirmando que não será possível a aplicação do exame até lá. 

Saiba também se é possível obter o certificado do Encceja 2020 em 3 meses: https://pronatec.pro.br/certificado-do-encceja-2020-em-3-meses/

 

Leia Também