Inscrições CNH Gratuita 2021 em FEVEREIRO: Veja quem PODE se INSCREVER a partir do DIA 15!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Inscrições CNH Gratuita 2021 em FEVEREIRO: Veja como vai funcionar o processo de inscrição para quem quer uma Carteira de Habilitação Gratuita!

Muita atenção: mais uma ótima notícia para quem está passando por um momento de dificuldades financeiras. As inscrições para CNH Gratuita em 2021 começam em fevereiro. Os interessados podem participar da seleção a partir do dia 15 deste mês. 

A seguir vamos trazer as principais informações sobre esse processo seletivo. Entenda e saiba quem poderá buscar uma das oportunidades para fazer a carteira de motorista sem precisar pagar nada!

Inscrições CNH Gratuita 2021 em FEVEREIRO
Imagem: Divulgação

CNH Social Inscrições 2021 

As inscrições CNH Social 2021 já estão com datas definidas para esse início de ano. Pessoas que estão em situação de baixa renda e querem fazer a Carteira Nacional de Habilitação devem ficar atentas já que foram divulgados novos editais. 

O Programa Habilitação Social confirmou um total de 5 mil vagas para CNH Social. A medida foi confirmada oficialmente pelo Departamento de Trânsito (Detran) que vai organizar a distribuição. 

A chance de conseguir uma CNH gratuita surgiu antes do que era previsto. O programa geralmente abre novas oportunidades no meio do ano e em 2021 as inscrições já estão disponíveis no segundo mês. 

É importante ficar atento para saber como funciona o processo já que as vagas são ofertadas por categorias diferentes. Entenda!

Como fazer CNH Gratuita em 2021

Então, como fazer a CNH gratuita em 2021? Como funciona o Programa Habilitação Social? Essas dúvidas são muito comuns, por isso é importante saber que essa ação possui duas categorias principais. 

A primeira modalidade é a Cidadão Habilitado e a segunda é o Estudante Habilitado. Essa segunda categoria conta com 60% das vagas disponíveis, enquanto a população em geral fica com 40%. 

A distribuição de vagas para CNH social ficaram assim neste edital:

  • Primeira CNH nas categorias A ou B – 40% das vagas;
  • Alterar para categorias C, D ou E – 20%;
  • Adicionar uma das categorias A ou B – 20%;
  • Renovação da CNH – 10%;
  • CNH definitiva – 10%.

Quem pode fazer CNH Social 2021

A dúvida também surge sobre quem pode fazer a CNH Social 2021. Os requisitos variam de acordo com o tipo de modalidade que você vai fazer a inscrição. Por isso é importante definir de acordo com a categoria:

  • Quem pode fazer CNH Social pelo Cidadão Habilitado: beneficiários inscritos em programas sociais (como o Bolsa Família) e pessoas com deficiência (PcD). É necessário ter mais do que 18 anos de idade e estar inscritos no CadÚnico; também é necessário saber ler e escrever, não ter sofrido penalidades no trânsito de natureza média, grave ou gravíssima (nos últimos 12 meses), ter CPF e RG;
  • Quem pode fazer CNH pelo Estudante Habilitado: necessário estar nos requisitos acima e também não estar judicialmente impedido de possuir uma carteira de habilitação e ter idade entre 18 e 25 anos; necessário ainda estar inscrito no Enem ou ter participado da edição anterior da prova. Alunos cursando ou que terminaram o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em instituições privadas também podem participar. 

CNH Social DF 2021 Inscrições

As inscrições CNH Social DF 2021 começam no dia 15 de fevereiro e vão até o dia 16 de março. Os interessados podem usar o site oficial do Detran (no fim do texto) para inscrever-se de forma totalmente online. 

No fim do período de inscrições Programa Habilitação Social DF 2021 vai haver uma seleção dos participantes. Será analisado qual categoria estão inscritos os interessados e se eles estão de acordo com os requisitos. 

Depois da seleção da CNH Social os candidatos vão fazer um processo de habilitação no Distrito Federal. Importante: NÃO é possível fazer transferência para outra federação já que os documentos só podem ser emitidos no DF. 

Isso quer dizer que para fazer as inscrições na CNH Social DF em fevereiro ou março é necessário ser residente do Distrito Federal há pelo menos 2 anos. Para saber mais e fazer a inscrição, acesse: https://portal.detran.df.gov.br/

CNH DIGITAL 2021 através do PASSO a PASSO: Baixe, Cadastre-se e VEJA como USAR! Milhares de BRASILEIROS estão USANDO…

 

Leia Também