Inscrição Sisu 2020 – Saiba como participar da seleção!



Confira a seguir um passa a passo e saiba como fazer as inscrições para o Sistema de Seleção!

Está chegando a hora! O período de inscrição Sisu 2020 é um dos mais aguardados do país por quem quer entrar em uma universidade pública. São milhares de vagas disponibilizadas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. 

O Sistema de Seleção Unificada é reconhecido nacionalmente como a principal porta de entrada para o ensino público gratuito. Por isso tantas pessoas fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) todos os anos. 

Confira a seguir como acontecerá o processo de inscrições. Confira e o passo a passo e saiba como inscrever-se e mudar sua vida profissional e pessoal a partir do próximo semestre!

Como Funciona Sisu 2020

Primeiramente, como funciona o Sisu? Essa é uma dúvida de muitos alunos que estão ansiosos para saber mais sobre as vagas no primeiro semestre de 2020. Isso acontece já que é através deste sistema que as vagas em universidades públicas de todo o país são distribuídas. 

Como em outras edições, em 2020, o critério de seleção será a nota do Enem 2019. Ou seja, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio para conseguir participar do processo de seleção. 

As vagas do Sisu 2020 serão distribuídas em duas edições neste ano. Serão dois processos seletivos, um para cada semestre. As vagas são ofertadas de acordo com as notas de corte que variam de curso e de instituições – que podem dar pesos diferentes. 

Foto: Divulgação

Passo a passo Inscrições Sisu 2020

Um passo a passo para as inscrições do Sisu 2020 poderá ajudar quem ainda possui dúvidas. É importante, também, ficar atento para todos os detalhes que fazem parte dessa etapa. 

Por exemplo, as datas das inscrições do Sisu 2020 no primeiro semestre são: do dia 21 de janeiro até às 23h59 do dia 24 de janeiro. Todos os candidatos devem acessar o sistema dentro deste prazo para conseguir uma vaga. 

O preenchimento segue sendo totalmente online e você deve acompanhar as atualizações das notas de corte diariamente. Outra boa notícia é que o Sisu é gratuito, assim como nas edições anteriores. 

Confira o passo a passo para inscrições do Sisu a seguir:

1º Passo: primeiramente, acesse o site sisu.mec.gov.br e clique em  “fazer inscrição”.

2º Passo: na próxima tela insira o número de inscrição e a sua senha do Enem. Se você não lembra das informações vá até o site oficial do exame e faça a recuperação;

3º Passo: faça o teste e digite o número que aparece na imagem, clicando em “entrar no Sisu”;

4º Passo: confira as informações de número de contato e e-mail e verifique se estão corretas. Em seguida, confirme os seus dados clicando na opção “usar os mesmos dados do Enem”. Pronto! Agora é só selecionar as suas duas opções. 

5º passo: para isso, busque no sistema o nome do curso, instituição ou cidade que pretende estudar. O critério de escolha é sempre ordem de preferência; depois de selecionar clique em ‘escolher este curso’

6º passo: escolha uma das modalidades (ampla concorrência ou ações afirmativas). 

7º passo: se tudo estiver de acordo, clique em ‘confirmar minha inscrição nesta opção’. Procure o botão que indica ‘fazer inscrição na 2ª opção’ e selecione. Repita todas as etapas. Pronto! Agora é só acessar diariamente para ver suas notas de corte atualizadas.

 

Leia Também