Inscrição Prouni 2020

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Inscrição Prouni 2020 – Descubra através deste artigo tudo o que você precisa saber para conseguir uma bolsa através do Programa Universidade para todos edição 2020!

Inscrição Prouni 2020 – Confira todos os detalhes sobre o principal programa do Governo Federal com bolsas de estudo! Saiba como começar seu curso de graduação sem precisar lidar com altas mensalidades!

Já pensou em começar a estudar sem precisar se preocupar com alto valor das mensalidades? A inscrição Prouni 2020 surge como uma ótima possibilidade para quem quer começar uma graduação neste ano. 

O Programa Universidade para Todos é um dos mais reconhecidos em todas as regiões do país. Já são milhares de profissionais formados que conseguiram estudar graças às bolsas de estudo disponibilizadas por essa ação. 

Confira a seguir mais informações sobre a inscrição para a próxima edição bem como detalhes sobre como conseguir uma das vagas. Fique ligado e saiba como mudar sua vida profissional de forma rápida!

Inscrição Prouni 2020
Imagem: Divulgação

Quem pode fazer Prouni

Primeiramente, quem pode participar do Prouni? São muitas pessoas que querem participar por querer uma vaga em uma instituição de ensino superior privada e não ter condições de pagar. Porém, é necessário estar de acordo com alguns pré-requisitos para conseguir uma das vagas. 

Mesmo que seja concorrido em algumas regiões do país, não existem muitas exigências para fazer o Programa Universidade para Todos. A primeira exigência, porém, é que os candidatos tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Essa prova continua sendo o passaporte para participar do processo de seleção. Além disso existem algumas outras exigências básicas. São elas:

  • Ter alcançado uma nota mínima de 450 pontos de média (na soma das provas objetivas); 
  • Conseguir uma nota maior do que zero na redação; 
  • Estar de acordo com os números de renda familiar per capita máxima (de três salários mínimos); os valores mudam de acordo com o tipo de bolsa do Prouni (parcial ou integral); 
  • Ter estudado o Ensino Médio em escola de rede pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Prouni para Professores

Você sabia que existe o Prouni para professores? Alguns profissionais docentes poderão fazer parte da seleção para conseguir melhorar ainda mais sua carreira. Essa chance é muito procurada também em todas as regiões do país. 

Antes de mais nada é necessário que sejam professores da rede pública. Nesse caso, esses profissionais vão conseguir bolsas para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia. Também é necessário ter participado do Enem, mas neste a bolsa Prouni para professores não exige comprovação de renda. 

Inscrição Prouni 2020

A inscrição Prouni 2020 para o primeiro semestre aconteceu de acordo com as datas marcadas. Os interessados fizeram as inscrições entre os dias 28 de janeiro e 01 de fevereiro. Algumas pequenas mudanças aconteceram no cronograma devido aos erros no Enem. 

Ou seja, as inscrições Prouni 2020 não foram suspensas e o cronograma regular voltou. A única mudança é um dia a mais no prazo para inscrever-se.

Agora é hora de ficar ligado para o Prouni 2020 segundo semestre que poderá oferecer novas oportunidades. É possível que surjam novas vagas para quem quer estudar com uma bolsa, por isso fique sempre atento.

São chances para quem fez o Enem 2019 e quer conquistar uma das bolsas disponíveis. Todas as inscrições Prouni 2020 são para bolsas de estudo do Prouni nas duas modalidades. Oportunidades que cobrem 100% das mensalidades (integrais) e que cobrem 50% (bolsas parciais).

Consulta de Bolsas Prouni 2020

A consulta de bolsas do Prouni 2020 estão disponíveis. Todos os interessados podem acessar a plataforma para ver onde estão disponíveis as mais de 250 mil vagas neste semestre. Esse é um número recorde de oportunidades disponibilizadas.

Para fazer a consulta é muito fácil: apenas acesse o site Prouni em ‘Pesquisar Bolsas’. Depois disso escolha o nome do curso, instituição ou município que você pretende conferir se possui vagas disponíveis.

Simulador Prouni 2020

Por fim, você pode usar o Simulador Prouni 2020 para verificar se as suas notas lhe dão chances no processo de seleção. Existem diversos sites que disponibilizam esse tipo de ferramenta. 

É necessário, porém, procurar pelas melhores plataformas. Muitas pessoas usam o simulador de nota de corte Prouni do site Educa Mais Brasil. Com ela você pode saber quais faculdades ficam perto de você e pode simular outros programas do Governo (como Sisu e Fies). 

Acesse o site para saber mais: https://www.educamaisbrasil.com.br/programas-do-governo

Cronograma Prouni 2020

O cronograma Prouni 2020 também já foi disponibilizado oficialmente. Todos os interessados devem ficar atentos para conseguir uma vaga. Fique ligado nos prazos e também em quando serão disponibilizados os resultados. 

Confira:

  • Inscrições Prouni: 28 de janeiro a 31 de janeiro;
  • Resultados da primeira chamada: 4 de fevereiro;
  • Comprovação das informações (1ª chamada): 4 a 11 de fevereiro;
  • Registro no SisProuni pelas instituições (1ª chamada): 4 a 14 de fevereiro;
  • Resultados da segunda chamada: 18 de fevereiro;
  • Comprovação das informações (2ª  chamada): 18 a 28 de fevereiro;
  • Registro no SisProuni (2ª  chamada): 18 de fevereiro a 3 de março.

 

Leia Também