- Publicidade -

Inscrição no CadÚnico garante o recebimento de R$ 400,00 mensal do Auxílio Brasil? Tire suas dúvidas!

Segundo o Ministério da Cidadania, entrada no Cadúnico é importante, mas ela por si só não garante o recebimento do Auxílio Brasil

0

Se você se encontra em situação de vulnerabilidade e precisa de ajuda dos benefícios sociais, uma dica importante é entrar no CadÚnico do governo federal. A lista abre espaço para que os cidadãos acessem planos em outras áreas do Planalto e até mesmo governos estaduais e municipais. No entanto, a entrada não garante o recebimento.

- Publicidade -

Segundo o próprio Ministério da Cidadania, existem atualmente mais de 80 milhões de pessoas no CadÚnico. Em nível de comparação direta, o programa Auxílio Brasil, maior projeto social do governo federal, atendeu mais de 18 milhões de cidadãos neste mês de junho.

Será que só o cadastro no CadÚnico garante o recebimento do Auxílio Brasil? – Imagem: Reprodução

Por que um simples cadastro não garante o recebimento do Auxílio Brasil?

Segundo informações do Ministério da Cidadania, a lista do governo federal foi criada muito antes do pagamento do Auxílio Brasil e deu ao Planalto o serviço de contar o número de pessoas em posições desfavorecidas na sociedade.

- Publicidade -

A partir desses dados, o governo federal pode calcular as quantidades e formular a criação de programas sociais. Aqui não estamos falando apenas do Auxílio Brasil, mas também de outros benefícios, como vales nacionais de gás e tarifas sociais de energia elétrica. Os governos estaduais e municipais também podem contar com os dados.

Veja também: Atualize seu CadÚnico com apenas 1 clique!

Por que é importante ter acesso ao sistema

O governo federal explicou que estar na lista pode não garantir uma vaga, mas aumenta as chances de recebê-la. No caso específico do Auxílio Brasil, a entrada no CadÚnico é obrigatória.

- Publicidade -

Portanto, os cidadãos que não estiverem na lista do governo federal não poderão receber recursos do Auxílio Brasil de forma alguma. Então o registro é muito importante.

Além disso, mesmo que o cidadão não possa aderir ao Auxílio Brasil, é importante aderir ao CadÚnico, assim as chances de aceitar outros programas sociais aumentarão. Portanto, os cidadãos podem aceitar outros programas sociais.

Como realizar a inscrição?

De acordo com o Ministério da Cidadania, o processo de ingresso no CadÚnico é de responsabilidade das prefeituras de cada cidade. Portanto, os cidadãos que ainda não estão na lista precisam entrar em contato com seu município.

- Publicidade -

Recentemente, o Ministério lançou uma nova versão do aplicativo CadÚnico. O aplicativo já está disponível para download nas principais lojas de celulares. O processo de entrada na lista pode ser iniciado a partir do dispositivo. Em qualquer caso, o pedido deve ser preenchido pessoalmente.

Veja também: Conheça todos os 15 benefícios disponíveis através do CadÚnico: Confira também como realizar o seu cadastro!

Portanto, mesmo que o cidadão inicie o processo de imigração pelo aplicativo, ele ainda precisa se dirigir ao local indicado pela prefeitura de sua cidade para cumprir as formalidades.

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. AceitarLeia Mais