Inscrição Cadastro Único: Programas Sociais do Governo Federal!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Inscrição Cadastro Único – Confira mais detalhes sobre como os municípios poderão voltar a fazer a inscrição para o CadÚnico!

Brasileiros de todo o país estão procurando neste momento todos os benefícios que possuem direito. Isso acontece porque a crise econômica graças ao coronavírus está levando dificuldades para muitos. E para conseguir alguns auxílios é necessário alguns cadastros e é por isso que a inscrição Cadastro Único é uma boa notícia. 

O CadÚnico como é chamado popularmente é uma base de dados de nível nacional voltada principalmente para quem quer ajuda de programas do Governo Federal. Muitas pessoas queriam fazer a sua inscrição e isso está sendo possível novamente. 

Confira a seguir mais detalhes e saiba como os municípios poderão fazer o seu cadastro a partir de agora. Fique ligado e entenda mais detalhes para repassar a notícia para familiares e amigos que queriam também fazer a inscrição. 

Inscrição Cadastro Único
Imagem: Divulgação

Inscrição CadÚnico pelo telefone

Foi confirmado: está liberada a inscrição no Cadastro Único pelo telefone! Muitas notícias haviam sido lançadas mas ainda não havia sido confirmada oficialmente esse possibilidade para os brasileiros. 

Confira também Solicitar Cartão Digital Caixa TEM: Auxílio Emergencial!

A partir de agora os municípios e estados estão autorizados para fazer as atualizações ou novas inscrições no CadÚnico por telefone. A boa notícia é que também está liberado o serviço pela internet. 

Essa decisão foi confirmada através da publicação da Portaria nº 368/2020 diretamente no Diário Oficial da União (DOU). É importante destacar, porém, que essa novidade surgirá em locais que decretaram situação de calamidade pública ou emergência.

A intenção do Governo Federal com isso é justamente evitar aglomerações e filas durante a pandemia. Também pode ser interessante para o Ministério da Cidadania ter um maior número de brasileiros no CadÚnico para Programas Sociais. 

Cadastro CadÚnico por telefone

Mas e o cadastro no CadÚnico por telefone ou pela internet já está liberado? Sim, mas isso não quer dizer que todas as regiões já estão usando esse tipo de serviço. É necessário atualização e, mais do que isso, existem algumas regras. 

As regras para que as prefeituras disponibilizem o Cadastro Único pela internet ou pelo telefone são:

  • Para fazer atualização de dados no CadÚnico a família não precisará apresentar documentos e poderá apenas informar números de telefones dos familiares; se houve mudança de endereço é necessário enviar a foto ou cópia da documentação pela internet; 
  • É necessário que o formulário preenchido pelo funcionário que fez o serviço seja assinado pelo entrevistador e pelo gestor local do CadÚnico; 
  • Já a responsabilidade pela veracidade das informações é do Responsável Familiar; o entrevistador deve informar isso no início da entrevista (para evitar informações falsas). 

Como saber se estou no CadÚnico

Muitas pessoas também não sabem exatamente se já fizeram a inscrição. Nesse caso, como saber se estou no CadÚnico? Essa é uma pergunta muito frequente e existem algumas maneiras de saber isso. 

A primeira opção  é procurar o site do Ministério da Cidadania e preencher um formulário. Outra opção mais rápida pode ser aplicativo Meu CadÚnico (disponível nas lojas Apple Store ou Google Play). Por fim, o telefone também é uma opção: 0800 707 2003. 

Fique ligado e saiba todos os detalhes sobre como saber se está no CadÚnico: https://pronatec.pro.br/como-saber-se-estou-no-cadunico/

 

Leia Também