Inscrição no Cadastro Único pode GARANTIR bolsas de estudos em universidades privadas: confira os requisitos!

Veja como conseguir bolsas de estudos em universidades a partir do registro no Cadastro Único. Saiba o que é preciso para se inscrever.

Como garantir bolsas em universidades por meio da inscrição no Cadastro Único? As famílias brasileiras de baixa renda sabem que, ao se cadastrar no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais), garantem uma série de benefícios.

Este cadastro garante, por exemplo, a possibilidade de obtenção de benefícios sociais e financeiros nas esferas municipal, estadual e federal. Além disso, as pessoas podem garantir a matrícula em universidades públicas e privadas. Entenda como isso funciona lendo a matéria a seguir.

Inscrição no Cadastro Único pode GARANTIR bolsas de estudos em universidades privadas: confira os requisitos!
Você sabia que uma inscrição no Cadastro Único pode dar acesso a bolsas de estudo em universidades? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Inscrição no Cadastro Único para bolsas em universidades

Entrar na universidade é o sonho de muitos brasileiros, e agora, no início do novo semestre, esse desejo fica ainda mais evidente. No entanto, obter um diploma tem um custo pois, além da mensalidade do curso você tem que pagar a matrícula. Nesse momento, a inscrição no CadÚnico pode garantir benefícios interessantes.

Para quem pretende ingressar em uma instituição de ensino pelo sistema de cotas, será interessante a participação da família no Cadastro Único. Esse sistema vale tanto para os candidatos que desejam conseguir uma vaga em uma universidade pública quanto para os interessados ​​em uma universidade privada.

A inscrição no CadÚnico é gratuita para famílias cuja renda mensal não ultrapasse três salários mínimos ou recebam meio salário mínimo por pessoa. Esse cadastramento é feito em uma unidade do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), preferencialmente por um integrante da família que seja mulher e maior de 16 anos.

Veja também: Conheça TODOS os benefícios sociais oferecidos através do CadÚnico: talvez você tenha direito e não sabe

Como se inscrever no CadÚnico em uma universidade pública

Para se matricular em uma universidade com bolsas e utilizar o sistema de cotas, é preciso fazer a inscrição no Cadastro Único. Isso ocorre porque este programa confirmará que a pessoa tem status de baixa renda. Para isso será preciso utilizar o NIS (Número de Identificação Social) do cidadão.

A porta de entrada em uma universidade pública dependerá da colocação em:

  • SiSU – Sistema de Seleção Unificada que utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para selecionar os candidatos aos cursos disponíveis;
  • Vestibular da própria instituição, no caso das universidades privadas.

Para conseguir uma vaga em uma universidade privada por meio do cadastro do CadÚnico, também é necessário passar por um vestibular no sistema de cotas de baixa renda. Neste caso, a oportunidade pode oferecer:

  • Bolsas de estudo com desconto nas mensalidades;
  • Desconto parcial ou total na taxa de inscrição.
  • O valor do desconto vai depender do desempenho do aluno na prova universitária, ou da nota do Enem.

Veja também: Resultado do Enem 2022 está prestes a ser DIVULGADO

Educação

O acesso à educação é fundamental para o desenvolvimento pessoal e coletivo de uma sociedade. No Brasil, a população de baixa renda ainda enfrenta muitos obstáculos para ter acesso a uma educação de qualidade, o que pode levar a uma perpetuação da pobreza e desigualdade social.

Além disso, a educação é um meio para que as pessoas compreendam seus direitos e responsabilidades como cidadãos e participem ativamente da vida política e social. É necessário que o governo invista em políticas públicas que promovam o acesso à educação, garantindo que todos tenham oportunidade de se desenvolver. A educação é a chave para um futuro mais justo e igualitário para o país.

Veja também: Quem NÃO atualizar os dados do CadÚnico deve cair no pente-fino do Bolsa Família: CUIDADO!