INEP Enem 2017

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

INEP Enem 2017 – Confira todas as informações!

Veja como irá funcionar o INEP Enem 2017 e o que vem de novo.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ou simplesmente INEP, é uma autarquia federal ligada ao Ministério da Educação.

Seu principal intuito é a promoção de estudos, pesquisas e avaliações recorrentes em relação ao sistema educacional do país, com a finalidade de auxiliar a produção e execução de políticas públicas.

Dentre outras práticas realizadas pelo INEP, também estão os levantamentos estatísticos e as avaliações.  Estas avaliações são elaboradas para todos os níveis de ensino.

As provas mais conhecidas da instituição são:

– Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

– Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)

– Avaliações recorrentes aos ensinos básico e superior

Em relação a edição deste ano, o Enem 2017 está marcado para os dias 5 e 12 de novembro. As provas serão realizadas em dois domingos, diferente das edições anteriores, que aconteciam em um sábado e um domingo.

Do começo ao fim do procedimento, o INEP Enem é fundamental para os candidatos do Enem 2017, uma vez que a inscrição para a prova deve ser realizada exclusivamente pelo portal da instituição, assim como a divulgação dos gabaritos, cadernos das provas e resultado individual só acontecem por lá.

INEP Enem 2017 – Conhecendo o Portal

INEP Enem 2017

Para ter acesso ao conteúdo da Página do Participante no portal do INEP, é necessário fazer o seu cadastro.

As inscrições para a edição do Enem 217 tiveram seu fim em maio, portanto, o período de cadastramento no portal para o ano de 2017 não está mais disponível.

O processo de cadastramento é bem simples, bastando informar alguns dados pessoais como nome completo e número de CPF, por exemplo.

Se você já possui o cadastro na Página do Participante do INEP, efetue o login, informando seu CPF e senha.

Para aqueles que se inscreveram no Enem 2017 e pagaram a taxa de inscrição, é possível verificar e acompanhar na Página do Participante o seu número de inscrição, visualizar o município onde realizará a prova, ver a opção da língua estrangeira, dentre outras informações relacionadas ao exame.

Através do INEP também é possível consultar os cadernos, gabaritos e notas de edições anteriores do Enem (caso o aluno tenha participado em outros anos).

Conheça também o Programa Encceja 2017, para Educação de Jovens e Adultos.

Prova Enem 2017 – Gabarito

Após a aplicação da prova Enem 2017, que acontecerá em novembro, o aluno terá, dentro de três úteis depois da concretização dos exames, o acesso ao gabarito e aos cadernos de respostas, para poder verificar quantos acertos e erros ele teve.

Inep Enem

Através do gabarito, é possível ter uma média da sua nota, embora seja importante ressaltar que cada questão possui em peso diferente, e isso conta bastante na hora da avaliação. Isso significa que, duas pessoas que tiveram o mesmo número de acertos, não obterão a mesma nota.

O gabarito fica disponível apenas no portal do INEP, onde o candidato deve acessá-lo, informando seus dados de login na Página do Participante.

Conheça os Cursos Preparatórios Gratuitos Enem 2017!

Resultado Enem 2017 INEP

A tão esperada publicação do resultado final do Exame do Ensino Médio, infelizmente não é tão imediato quanto a divulgação do gabarito.

Resultado Enem 2017

O resultado individual dos participantes geralmente sai no final de dezembro, no mais tardar, na primeira semana de janeiro do ano seguinte, após as festas de fim de ano.

Somente o INEP, que é o órgão responsável pelo exame, tem o resultado oficial. Outras redes que divulgarem os resultados das provas, especialmente em datas anteriores à publicação do INEP são falsas e não devem ser levadas em consideração.

Com o resultado Enem 2017 em mãos, os candidatos já podem se inscrever em programas de bolsa para estudos universitários do ano seguinte, como o Prouni inscrição, por exemplo.

 

Leia Também