Inep DIVULGA materiais de ESTUDO para o ENCCEJA 2020: Prazo e RESULTADOS da JUSTIFICATIVA DE AUSÊNCIA! Exame GRATUITO para TERMINAR os ESTUDOS

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Inep DIVULGA materiais de ESTUDO para o ENCCEJA 2020 – Confira a seguir como acessar os materiais para estudar para o Encceja: prova vai acontecer em 2021 para quem fez a justificativa de ausência! 

Boa notícia para quem quer conseguir seu certificado de Ensino Médio no início deste novo ano: o Inep divulgou os materiais de estudo para o Encceja 2020. Ou seja, quem quer começar a se preparar para o exame já pode conferir as apostilas oficiais. 

Por isso, a seguir vamos falar um pouco mais sobre isso e sobre os processos de justificativa de ausência para quem faltou na última edição e não quer pagar multa. Confira e entenda como vai ser essa aplicação da prova de certificação. 

Inep DIVULGA materiais de ESTUDO para o ENCCEJA 2020
Imagem: Divulgação

Resultado Justificativa Ausência Encceja 2019

Vamos começar pela primeira parte: dia 28 de dezembro vai ser disponibilizado o resultado da justificativa de ausência do Encceja 2019. Muitas pessoas justificaram e agora esperam a resposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas do Ensino Médio (Inep). 

Para quem ainda não sabe, para participar da edição de 2020 (que vai ter a prova aplicada em 2021) os beneficiários não podiam ter faltado na edição de 2019. Ou seja, quem fez a inscrição na última prova e NÃO foi em TODAS as provas, precisa justificar o porquê das faltas. 

Quem faltou nas provas e não fez a justificativa do Encceja 2019 entre os dias 14 e 20 de dezembro de 2020, vai precisar pagar uma multa de R$ 40,00. Esse pagamento acontecerá por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). 

Essas informações foram divulgadas oficialmente pelo próprio Ministério da Educação (MEC) através do edital do Encceja 2020

Materiais de Estudo Encceja 2020

Se você pretende terminar os estudos com uma prova, também deve ficar atento agora para os materiais de estudo Encceja 2020. A prova está marcada para o dia 25 de abril de 2021, por isso você ainda tem tempo para se preparar. 

É importante lembrar que o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos é uma prova certificadora apenas. Ou seja, o nível de dificuldade não é tão alto e se você se preparar por um tempinho provavelmente vai conseguir alcançar seus objetivos. 

É importante ficar ligado já que existem materiais de estudo do Encceja Inep que são disponibilizados no próprio site oficial. São apostilas específicas voltadas especificamente para cada área de ensino e nível (Ensino Médio ou Fundamental). 

Todos os interessados podem conferir e baixar os materiais de estudo do Encceja pelo site oficial: http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja/outros-documentos

Apostilas Encceja 2020

Por fim, a opção das apostilas Encceja 2020 são excelentes para quem quer se preparar em qualquer lugar e a qualquer momento! Os documentos impressos podem ajudar quem prefere escrever e fazer exercícios em papel. 

É importante lembrar que as apostilas da prova do Encceja em 2021 são disponibilizadas de acordo com o edital (ou seja, com data de 2020). Mas são sempre suas opções: material impresso ou digital – que pode ser usado no celular, notebook e similares. 

Inscrição ENCCEJA 2020/2021 já está ABERTA: Processo de INSCRIÇÕES tem CALENDÁRIO!

 

Leia Também