Afinal, incluir o CPF na NOTA tem alguma VANTAGEM? Tire todas as suas dúvidas

Veja se a prática vale a pena!

CREVocê provavelmente já deve ter se deparado com atendentes de algum estabelecimento perguntando se você tem interesse em colocar o CPF na nota após realizar uma compra. Embora seja comum hoje em dia, muitas pessoas ainda não entendem se a prática tem alguma finalidade.

Quer saber se fazer isso vale a pena ou não e em que essa ação implica? Então continue nos acompanhando logo abaixo para conferir todas as informações importantes que separamos para você!

Há quem acredite que incluir o CPF na nota pode melhorar o score. Será que isso é verdade?
Há quem acredite que incluir o CPF na nota pode melhorar o score. Será que isso é verdade? / Foto: divulgação

O que é score?

A princípio, muitas pessoas acreditam que colocar o CPF na nota pode aumentar o score. Basicamente, trata-se de uma pontuação de 0 a 1000 que indica quais as chances de um consumidor pagar as contas em dia no mês seguinte. Esse sistema de pontuação faz um apanhado dos hábitos de consumo de cada cidadão para indicar se ele é um bom pagador ou não.

Através dele, as instituições financeiras e bancos podem conceder cartões de crédito com limites mais altos, empréstimos, dentre outros. Isso porque, se o cliente se compromete com o pagamento de suas contas, as chances de inadimplência são baixas, diferente daqueles que deixam as dívidas atrasarem e acumularem.

Portanto, o score funciona como um indicador de confiança e é utilizado justamente para que as empresas saibam mais sobre os clientes com os quais estão trabalhando.

Veja também: CPF negativado: saiba qual tipo de dívida pode ou não “sujar” o seu nome

Colocar CPF na nota vale a pena?

Agora que você já sabe o que é o score, pode entender melhor se o CPF na nota tem algum poder de melhorar essa pontuação. Em suma, isso não acontece. O número do documento em qualquer nota de compras não muda em nada essa numeração, apesar de muitos consumidores quererem que sim, já que as compras do dia a dia poderiam mostrar como cada um tem comprometimento com suas dívidas.

No caso, quem faz a análise do score é o Serasa, que leva em conta outros critérios para indicar a pontuação de alguém, como o pagamento de contas. Através do Cadastro Positivo (https://bityli.com/YZCVbYsk), sistema que inclui os registros dos bons pagadores, é possível conferir dívidas negativadas, contratos e pagamentos de crédito. Além disso, ele permite que terceiros (como os bancos) consultem seu CPF.

Portanto, nota-se que a pontuação é resultado de uma análise mais completa e ampla do que a simples inclusão da nota no CPF. Dito isso, o jeito mais funcional de manter um bom score é pagar suas contas em dia, sem deixar pendências para trás. Inclusive, quem tem o nome sujo e quer conseguir cartões ou empréstimos deve correr para cuidar da questão o quanto antes.

Por fim, o objetivo de se colocar CPF na nota é combater a sonegação de impostos e ajudar no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS). Ainda, os consumidores que optarem pera prática podem garantir alguns benefícios, como descontos em alguns estabelecimentos, participação em sorteios, resgate de créditos, recarga de celular, dentre outros.

Como aumentar o score

Antecipadamente, não existe nenhuma mágica capaz de aumentar, de uma hora para outra, o score de um consumidor. Isso porque, a pontuação considera todo o histórico financeiro do indivíduo, e não somente comprar e/ou práticas específicas. Isto é, a melhor dia, portanto, é justamente adotar um comportamento financeiro mais saudável, como por exemplo, pagar as contas com antecedência.

Além disso, o consumidor também pode optar por um controle financeiro, capaz de regularizar toda sua situação. Isto é, economizar dinheiro para situações inesperadas, para que assim, jamais ocorra o atraso do pagamento de alguma dívida.

Assim sendo, o melhor caminho para adotar, é manter uma “relação amigável” com todas as instituições de crédito. Ou seja, pagar as faturas dos cartões sempre em dia, evitar parcelamentos da fatura já fechada, não pagar boletos com atraso, entre diversas outras coisas que envolvem uma boa conduta financeira. Por fim, seguir o caminho da organização financeira, poderá resultar em um aumento significativo no seu score, no período de até 30 dias.

Aplicativos para aumentar score

Primeiramente, é necessário pontuar que, infelizmente, não existe nenhum aplicativo capaz de aumentar o score de crédito de um indivíduo. Isto é, todas as plataformas que prometem esse tipo de serviço, são completamente falsas. Logo, além de tratar-se de uma funcionalidade falsa, o cidadão pode estar comprometendo seus dados pessoais.

Assim sendo, o melhor caminho, portanto, é justamente seguir as dicas mencionadas anteriormente. Além disso, é completamente possível que os consumidores acompanhem a evolução do seu score de forma prática e fácil. Para isto, é necessário apesar acessar a plataforma oficial do Serasa (www.serasa.com.br).

Em seguida, o usuário deverá realizar login com seu CPF e senha. Caso o cidadão não possua conta, é possível criar ainda na mesma aba. Ademais, trata-se de um site completamente seguro. Por fim, o consumidor pode realizar quantas consigas quiser, de forma completamente gratuita.

Veja também: Você pode compartilhar o crédito da sua conta sem emprestar o cartão: SAIBA COMO!