Saiba qual a IMPORTÂNCIA do extrato do IMPOSTO DE RENDA; veja como solicitar

O extrato do INSS usado para o IR é essencial para a declaração.

O Imposto de Renda é algo presente na vida de todas as pessoas que recebem remunerações. Anualmente, esses cidadãos devem realizar a declaração do Imposto de Renda. Neste momento, é necessário demonstrar tudo o que foi gasto e recebido durante o último ano.
Para isso, é necessário ter acesso a alguns documentos. Dentre eles estão os extratos que podem comprovar com exatidão esses valores. A seguir é possível observar como conseguir um deles. 

Saiba qual a IMPORTÂNCIA do extrato do IMPOSTO DE RENDA; veja como solicitar
Extrato para o Imposto de Renda é essencial para cidadãos – Imagem: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Imposto de Renda e INSS

As pessoas que recebem valores ligados ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem realizar a emissão de um extrato. Esse documento poderá ser utilizado para o momento de efetuar a Declaração do Imposto de Renda. 

O que muita gente não sabe é que esse procedimento é muito simples e pode ser feito em poucos minutos. Com a plataforma online da autarquia, solicitar seu extrato ficou muito fácil. Ela garante o acesso a esses serviços ligados à Previdência Social através da internet. 

Logo, o objetivo da iniciativa é oferecer um conforto maior e mais facilidade para os cidadãos. Assim, os serviços e benefícios podem ser solicitados sem que a pessoa precise ir de forma presencial até uma das agências. 

São vários tipos de serviço que podem ser acessados através da plataforma do INSS. Vale lembrar que existe uma opção para quem deseja visitá-la pelo computador. Neste caso, o endereço é https://meu.inss.gov.br/

Porém, os interessados em ter conseguir buscar as informações através do celular poderão baixar o aplicativo Meu INSS. Ele está disponível para os dois sistemas operacionais mais conhecidos. Assim, para baixar a plataforma em Android o endereço é  https://bit.ly/3BMomHf e para iOS é https://apple.co/3oSPj43

Entre os diversos serviços ofertados para esse fim, é possível solicitar a Declaração Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). 

Saiba mais: Veja como consultar extrato e SALDO devedor do FIES 2022; passo a passo

Entenda o Extrato 

O extrato para Impostos de Renda do INSS é voltado, principalmente, para os segurados que precisam declarar os valores para o leão. Assim, o serviço é totalmente gratuito e pode ser feito em alguns minutos. 

Porém, para consegui-lo é necessário reunir algumas informações acerca das suas rendas, incluindo o benefício. No extrato é possível observar todo o dinheiro recebido durante o ano inteiro pelo INSS. Ele é utilizado no momento de realizar a Declaração Anual de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). 

O documento é bastante detalhado mostrando não somente as quantias totais do ano mas também aquelas que foram recebidas por mês. Ele é essencial na hora de calcular uma possível restituição. 

Como solicitar?

Para solicitar esse extrato, a pessoa deverá levar apenas alguns minutos. Porém, é importante que o celular já esteja com o aplicativo baixado. Também, é necessário estar logado na conta gov.br do interessado. Feito isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Ao abrir o aplicativo, busque pela opção “Do que você precisa?”;
  • Escreva na aba de pesquisa os termos “Extrato para Imposto de Renda”;
  • Clique então em “Selecionar” e espere alguns segundos; 
  • Toque sobre o botão “Baixar PDF”. 

Caso tenha alguma dificuldade em realizar o procedimento, é possível solicitar auxílio na central de atendimento 135. O telefone está disponível de segunda a sábado, atendendo de sete horas até às dez horas da noite.

Veja também: Veja como receber o EXTRATO do FGTS na sua residência; confira o passo a passo