Idosos podem solicitar gratuitamente carteira com diversos benefícios: Cadastro já pode ser feito através de site do Governo Federal

A carteira dá direito a viajar gratuitamente ou com descontos. Ela é destinada para pessoas a partir de 60 anos.

Agora ficou mais fácil fazer a Carteira da Pessoa Idosa e sem precisar sair de casa. Antes, os aposentados se deslocavam às unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para requisitar ou emitir o documento. Agora, tudo é feito por meio da internet.

Quem já tem a carteira e precisa renovar, saiba que a validade foi prorrogada até julho deste ano, de acordo com a resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU). O documento pode continuar sendo usado até a próxima renovação, que também poderá ser feita pela internet.

O objetivo é desburocratizar o acesso e facilitar a vida dos idosos, ainda mais em época de pandemia. Mas se algum idoso tiver dificuldades de usar o sistema ou não tiver internet, o atendimento presencial vai continuar. É só se dirigir ao Cras da sua cidade para o acesso ao benefício continuar.

Idosos podem solicitar gratuitamente carteira com diversos benefícios
Imagem: Divulgação

O que é carteira da pessoa idoso?

É um benefício social garantido pelo Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03) para pessoas a partir de 60 anos. O documento permite que idosos façam viagens em ônibus interestaduais com descontos acima de 50% ou totalmente gratuito. O documento tem validade de dois anos e pode ser renovado após esse período.

O Carteira da Pessoa Idosa é considerada benefício assistencial. A ação é de responsabilidade da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que promove diversas políticas nacionais de Assistência Social.

Veja também: INSS libera pagamentos: Aposentados vão receber reajuste a partir desta terça, 25

Como fazer para requisitar a carteira?

A Carteira da Pessoa Idosa só pode ser requisitada por quem está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais. Outro requisito é ter idade mínima de 60 anos e renda individual mensal de até dois salários mínimos.

Por meio do sistema desenvolvido para facilitar a emissão das carteiras, todo procedimento poderá ser realizado pela internet, no portal https://carteiraidoso.cidadania.gov.br.

Quando emitido, a carteira será na forma digital. Ou seja, o beneficiário poderá apresentá-la pela tela do celular. O documento é seguro e tem verificação de QR Code para a validação junto às empresas de transporte.

Quem possui a Carteira da Pessoa Idosa pode realizar viagens interestaduais gratuitamente ou com descontos de no mínimo 50% no valor das passagens, conforme estabelece o art. 40 da Lei 10.741, de 1º de outubro de 2003, conhecida como Estatuto da Pessoa Idosa.

Quais as informações contidas na carteira?

Ao emitir a sua Carteira do Idoso, ela virá com informações pessoais e dados de documentos. Por isso, confira tudo direitinho para evitar erros. Os dados contidos na carteira são:

  • Nome completo;
  • Data de Nascimento;
  • Documento de identificação, como RG;
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • NIS (Número de Identificação Social);
  • Data da expedição;
  • Validade da carteira
  • QR code com um código alfanumérico

Veja também: Já pensou em ganhar dinheiro nos finais de semana? Separamos 4 atividades que podem te proporcionar uma renda extra!