ID Jovem

Equipe de RedaçãoEquipe de Redação
Atualizado Hoje!

ID Jovem – Saiba como fazer a sua Identidade Jovem!

Conheça a Identidade Jovem (ID Jovem) e saiba como conseguir diversos benefícios

Em diversas regiões do Brasil é possível ter acesso a alguns benefícios que poderão fazer diferença no seu cotidiano. A ID Jovem é um desses programas. A Identidade Jovem é uma ação criada recentemente pelo Governo Federal voltada para o auxílio de jovens de todo o país. O objetivo é que todos os interessados tenham acesso a eventos culturais e esportivos, além de transportes interestaduais gratuitos e outros benefícios – sempre pagando o valor de meia entrada.

ID JovemA ideia é que o serviço deverá ser feito através do uso de um documento de identificação virtual usado de forma pessoal. O projeto é que jovens de baixa renda com idades entre 15 e 29 anos possam usar a ID Jovem. A seguir, vamos trazer todos os detalhes sobre como irá funcionar o serviço e quais são os requisitos para tornar-se um beneficiário.

Como fazer ID Jovem

Uma dúvida que surge com frequência nesta fase inicial é como fazer ID Jovem? A Identidade Jovem é voltada para jovens que pertencem à famílias com renda mensagem de, no máximo, dois salários mínimos e que estão inscritos no Cadastro Único do Governo Federal. É necessário também estar com todas as informações atualizadas há, no mínimo, 24 meses.

Para emitir ID Jovem é necessário ter em mãos o Número de Identificação Social (NIS) – que está impresso no extrato do FGTS, impresso no Cartão Cidadão e na Carteira de Trabalho.

Para os que vão fazer o cartão pela internet, é necessário acessar o site ID Jovem (em anexo no fim do texto), preencher todos os dados necessários e gerar o cartão. Para utilizá-lo, faça a impressão da imagem do cartão e apresente no momento de retirar um ingresso ou bilhete – sempre acompanhada do seu documento oficial com foto.

Aplicativo ID Jovem

Aplicativo ID JovemA outra opção é usar o aplicativo ID Jovem. Pelo celular, é necessário que o beneficiário faça o download do app ID Jovem que está disponível para usuários das plataformas Android, Windows Phone e iOS. Depois de baixá-lo é necessário preencher o número do NIS e os dados cadastrais necessário, gerando assim o cartão virtual ID Jovem.

Não é necessário, neste caso, imprimir nada. No momento de retirar um bilhete ou ingresso é necessário apenas apresentar a imagem do cartão dentro da validade na própria tela do celular – sempre acompanhada de documento oficial com foto.

Benefícios ID Jovem

Mas afinal, quais são os benefícios do ID Jovem? Um dos principais destaques para todos os cadastrados é a gratuidade nas inscrições do Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio poderá ser feito por todos os interessados de forma gratuita, desde que tenham garantido os seus cadastros na Identidade Jovem.

Todos os jovens de famílias carentes com renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem buscar a isenção no Enem usando o NIS – na hora de preencher a ficha de inscrição. Essa isenção também é dada para estudantes que estão terminando o Ensino Médio em escolas da rede pública.

 

Outro benefício é possibilidade de pagar meia entrada em eventos artísticos-culturais. A lista de eventos em que os beneficiários podem adquirir meia entrada ID Jovem é grande e, entre os destaques estão:

  • Shows nacionais e internacionais;
  • Peças de teatro;
  • Eventos esportivos (jogos de futebol, vôlei e grandes eventos);

Passagem de graça ID Jovem

Passagem de graça ID JovemOutro benefício que vêm ganhando atenção é a possibilidade de conseguir uma passagem de graça usando ID Jovem. Depois de já estar cadastrado, os jovens entre 15 e 29 anos poderão fazer viagens interestaduais por todo o Brasil de forma gratuita usando a sua Identidade Jovem.

Quem está cadastrado e usa o app ID Jovem poderá apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento de retirar o bilhete de ônibus. As reservas para vagas em ônibus interestaduais, porém, devem ser feitas com antecedência – no mínimo três horas antes do horário de partida.

O cadastrado deverá, então, apresentar a Identidade Jovem junto a um documento oficial com foto no momento de solicitar o bilhete que já estava reservado. Sempre serão reservados dois lugares gratuitos em cada ônibus, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Outras duas vagas são voltadas com 50% de desconto.

Regulamentada em outubro de 2015, a ID Jovem acabou virando realidade em dezembro de 2016, depois de debate amplo entre Governo Federal e setores da sociedade civil.

 

Leia Também