ID Estudantil – Mais de quatro milhões de estudantes podem solicitar a Carteirinha Digital!



Confira mais informações que foram divulgadas sobre a Carteira Estudantil Gratuita!

Uma das maiores novidades do Ministério da Educação (MEC) em 2019 foi a criação do aplicativo ID Estudantil. É a partir desta ação que milhares de jovens e adultos poderão ter uma carteirinha digital sem precisar pagar nada. 

Muitas pessoas ainda estão com dúvidas sobre o funcionamento já que não são todos os alunos que podem solicitar ainda. É necessário que os estudantes estejam cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB). Esse número está aumentando cada vez mais. 

Confira a seguir como solicitar o seu documento e como está funcionando este processo. Fique por dentro e saiba com detalhes se você pode ou não baixar e garantir seus descontos o quanto antes!

ID Estudantil
Foto: Divulgação

Carteirinha Estudantil Gratuita

Primeiramente, como funciona a Carteirinha Estudantil Gratuita? Essa é uma nova ação do Governo Federal para estudantes jovens e adultos de todo o país. Pode ser a sua chance de aproveitar as férias pagando meia-entrada em eventos culturais e esportivos em todo o Brasil. 

Atualmente são mais de quatro milhões de estudantes cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro (SEB). O Ministério da Educação exige esse cadastro para que os alunos possam emitir a identidade estudantil

Até a última semana mais de 36 mil carteirinhas já haviam sido emitidas. São mais de 4 mil instituições de ensino básico e mais de 1,8 mil faculdades e universidades com estudantes cadastrados. 

Todas as instituições de ensino (públicas e particulares) devem enviar as informações dos alunos para o sistema educacional. Isso acontece através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC. É necessário informar detalhes como: CPF, curso, ano e semestre de ingresso, data de nascimento, matrícula, entre outros. 

Como Solicitar ID Estudantil

Mas é muito difícil pedir a sua carteirinha? Afinal, como solicitar o ID Estudantil? O primeiro passo, portanto, não é dado exatamente pelo estudante. É necessário que a instituição tenha enviado os dados de forma correta. 

Se isso foi feito, os alunos podem baixar o app ID Estudantil nas lojas virtuais oficiais. Apple Store e Google Play já estão com o aplicativo disponível. Os usuários, depois do download, precisam usar o número de CPF, nome e telefone bem como um e-mail válido. 

Depois de aceitar os termos e políticas de uso é necessário acessar o ‘Minha ID Estudantil’ para conseguir o documento na modalidade digital. A boa notícia é que os estudantes possuem custo zero.

Ou seja, o ID Estudantil é gratuito. Os alunos que querem saber se sua instituição está credenciada devem acessar:

http://idestudantil.mec.gov.br/

 

Leia Também