Ministro está debatendo sobre o retorno do horário de VERÃO: vai acontecer?

Há grandes chances de que o horário de verão realmente volte, tendo em vista as atuais condições e os impactos que isso pode gerar para o consumo de energia elétrica, incluindo para a sustentabilidade.

O horário de verão é uma medida para garantir uma redução significativa no consumo de energia elétrica durante a respectiva estação do ano. Basicamente, o objetivo é garantir que luzes e demais aparelhos não precisem ser ligados até o anoitecer.

No entanto, há não muito tempo, o horário de verão chegou ao fim. A decisão aconteceu durante o primeiro ano de governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. A justificativa foi de a medida era, na verdade, ineficaz.

Após uma árdua análise sobre as reais melhorias propostas pelo horário de verão, o Governo Federal está estudando a possibilidade de trazê-lo de volta. É por isso que é de extrema importância que os cidadãos entendam o que poderá mudar, caso ele realmente entre em vigor.

Horário
Como funciona a antecipação dos relógios / Foto: divulgação

Horário de verão: como a medida funciona?

Antes de mais nada, vale dizer que, ao contrário do que muita gente pensa, não é só o Brasil que tem medidas como o horário de verão. Já existem diversos outros países no mundo que contam com propósitos similares, seja para antecipar ou atrasar os relógios.

O que vai definir a necessidade dessa mudança são as condições daquele país, como por exemplo, o anoitecer tardio ou questões envolvendo a posição do Sol. No caso do Brasil, o objetivo é tornar os dias mais longos.

Para melhor entender, o horário de verão adianta os relógios brasileiros em uma hora. Isso significa que, automaticamente, os dias terão uma maior durabilidade. Quando isso acontece, a luz solar tornar-se perceptível até por volta das 19h.

Normalmente, a luz solar se torna quase imperceptível após às 17:30. A medida é responsável por dividir a opinião de muitos.

Veja também: Governo anuncia DATA para que brasileiros mudem para o novo RG; confira

Prós e contras

Como mencionado, o horário de verão é responsável por dividir muitas opiniões. Isso porque ele apresenta pontos prós e contras, como por exemplo, os prós:

  • dias maiores possibilitam que mais atividades sejam exercidas antes do anoitecer
  • as luzes passam a ser ligadas mais tarde
  • é mais propício para que as pessoas tomem banhos frios
  • os estabelecimentos precisam ligar os equipamentos mais tardes

Por outro lado, alguns contras são:

  • o fato dos dias serem mais longo pode prejudicar compromissos ao anoitecer
  • a temperatura fica mais elevada até mais tarde
  • teoricamente, as noites são mais curtas
  • às 5h da manhã, horários que muitos levantam para trabalhar, ainda não conta com a luz do dia

No entanto, o Governo Federal já estuda voltar com o horário em decorrência dos benefícios citados e até mesmo daqueles voltados para as formas de economizar, principalmente para comerciantes, conforme defende o ministro Alexandre Silveira.

Porém, para que a medida entre em vigor, ela precisa ser anunciada três meses antes da data de início, que acontece em novembro, o que não aconteceu em 2023.

Veja também: Governo PROIBIU funcionamento do comércio nos feriados e datas comemorativas? E agora?