Guia do IPTU 2021: NOVAS REGRAS, PRAZOS, VALOR, DESCONTOS, CARNÊ/BOLETO e PAGAMENTO!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Guia do IPTU 2021 – Veja todos os detalhes sobre como funciona um dos principais impostos do país: saiba como evitar problemas no seu nome!

O início do ano é sempre momento de organizar as contas para pagar alguns dos principais impostos (de automóveis, imóveis, etc.). Por isso, um Guia do IPTU 2021 poderá ajudar você nesse processo. 

Entenda como vai funcionar o Imposto Predial e Territorial Urbano agora e o que você precisa saber. Fique por dentro para não perder nenhum detalhe e conseguir ter um ano tranquilo, com as contas em dia. 

Guia do IPTU 2021
Imagem: Divulgação

Desconto IPTU 2021

Vamos começar por aquilo que mais interessa: como funciona o desconto IPTU 2021? Todas as pessoas podem pagar um valor menor ou esse tipo de oferta é voltada apenas para alguns grupos?

O primeiro ponto importante é que, como qualquer imposto de bens, as regras do IPTU variam de acordo com cada região. Ou seja, existem alguns municípios que vão trabalhar com esse tipo de pagamento e outros que não. 

Por isso, em geral, quem pode pagar o IPTU 2021 com desconto são aquelas pessoas que resolveram adiantar o pagamento. Isto é, quem fizer a solicitação do boleto e pagar em cota única, pode ganhar algum tipo de tranquilidade no valor. 

No Rio de Janeiro, por exemplo, existe um desconto de 7% no IPTU para quem pagar com uma parcela única até a data do vencimento. Em outros municípios o percentual muda, mas o desconto também funciona assim. Por isso é necessário se informar na prefeitura da sua cidade (procure o site da Secretaria da Fazenda). 

Cálculo IPTU 2021

Mas e como é o cálculo do IPTU 2021? Como saber o valor do imposto? Esse é um caso em que o imposto é calculado com base no valor venal do imóvel e esse é um preço que é definido pelo Poder Público. 

A partir desse número é feita uma aplicação de alíquotas, acréscimos ou descontos de acordo com as leis do seu município. É importante ficar atento já que o IPTU atualizado é disponibilizado anualmente. 

Ou seja, o valor do IPTU 2021 varia sempre de acordo com seu município e não existe uma regra geral para isso. A valorização do imóvel muitas vezes muda de acordo com a legislação que mudou de um ano para o outro. 

Novas Regras IPTU 2021

Levando em consideração o que acabamos de trazer, é necessário lembrar que as novas regras do IPTU 2021 também vão variar de região para região. Em alguns lugares as mudanças são mais consideráveis e em outros os valores continuam iguais. 

Algumas mudanças no IPTU do Rio de Janeiro, por exemplo, também estão acontecendo em outras cidades. Neste ano, por exemplo, não será enviado um grande carnê pelos Correios para todos os cidadãos. 

Agora será disponibilizado um guia de pagamento do IPTU 2021 único que será enviado para os cidadãos já a partir do dia 11 de janeiro. Também é importante ficar atento: em algumas regiões, como o IPTU RJ, será obrigada a declaração e atualização cadastral de todos imóveis que estão sujeitos aos impostos. 

Em outras regiões, já existem cálculos sendo feitos sobre os gastos com envio de documentação, portanto, o pagamento do IPTU acontece todo online. Procure sua prefeitura para saber como está funcionando. 

Boleto IPTU 2021

Então eu tenho que esperar o boleto do IPTU 2021 na minha casa? Novamente, as regras não são iguais em todas as cidades do país. Na maioria delas, o documento é enviado pelos Correios para a população, mas isso não é uma regra sempre. 

Portanto, se você teve problemas e não recebeu o carnê do IPTU ou não recebeu o boleto do imposto, entre em contato com a prefeitura pelo site oficial da sua região. Em geral, as prefeituras possuem uma parte do site voltada apenas para esse tipo de serviço. 

Por isso procure e faça o download do boleto do IPTU

Como fazer pagamento IPTU 2021

Se você já tem o boleto em mão, não existe mistério sobre como fazer o pagamento do IPTU 2021. Você pode pagar esse documento em qualquer agência lotérica ou pode pagar sem sair de casa pelo internet banking. 

Sempre lembrando: o pagamento da parcela única do IPTU 2021 pode dar descontos de até 20% – como é o caso de São José/SP. Por isso fique atento e procure detalhes sobre como deixar seu imóvel em dia. 

A dica é: procure o site oficial da prefeitura da sua região e procure mais informações sobre o imposto e como funcionam os valores. É importante também ficar atento aos prazos de pagamento do IPTU 2021

Os prazos máximos para pagamento do IPTU variam de acordo com cada estado e município, mas, em geral, as datas estão ficando entre fevereiro e março. Por isso fique atento e procure informações na sua região!

Evite o CANCELAMENTO ou BLOQUEIO do BOLSA FAMÍLIA 2021: Veja o que FAZER para RECEBER 100% do BENEFÍCIO neste ANO!

 

Leia Também