Guia do Concurso Nacional Unificado: saiba tudo sobre o ‘Enem dos concursos’ com 7,8 MIL vagas

O governo federal pretende aplicar o Concurso Nacional Unificado, também chamado de Enem dos concursos, para os próximos certames feitos ao redor de todo o país. Veja como vai funcionar!

O concurso público se caracteriza enquanto um processo seletivo que possibilita que os candidatos tenham acesso a um emprego ou cargo público de forma ampla e democrática. O procedimento é totalmente impessoal e assegura a igualdade de oportunidades para todos os interessados em concorrer nos certames.

As atribuições são oferecidas pelo Estado, que é responsável por identificar e selecionar os mais adequados diante de critérios objetivos. Dessa forma, cada certame pode estabelecer regras específicas. No entanto, o governo federal está planejando aderir a um único modelo para os concursos.

O Concurso Nacional Unificado, que está sendo popularmente chamado de Enem dos Concursos, deve contar com 7,8 mil vagas. Confira a seguir como vai funcionar o novo certame!

Concursos devem passar por mudanças dentro de pouco tempo. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como vão funcionar as regras do novo Concurso Nacional Unificado?

Com o intuito de esclarecer uma série de pontos sobre como realizar o Concurso Nacional Unificado, popularmente chamado de “Enem dos Concursos Públicos”, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) disponibilizou um Guia Referencial. A previsão é que até o próximo ano sejam feitas provas para cerca de 7.826 vagas em órgãos distintos do governo federal.

O documento conta com quase 200 páginas e reúne diversas informações para as instituições governamentais e concurseiros, além de também apresentar as propostas de ações que envolvem os aprovados.

As provas dos processos de seleção de órgãos públicos vão contemplar ainda conteúdos que envolvem a administração pública, como é o caso do ethos público, inclusão, diversidade, direitos humanos, políticas públicas, realidade brasileira e desenvolvimento nacional.

O Guia revela que as provas dos processos de seleção de órgãos públicos vão contemplar os conteúdos que envolvem a administração pública, como é o caso da diversidade, direitos humanos, realidade brasileira e mais. Além disso, será possível fazer apenas uma solicitação de inscrição por Cadastro de Pessoa Física (CPF), que contará com valor único.

Os candidatos ainda devem ir em busca especificamente pelo setor que é do seu interesse. Cada área vai estabelecer os seus próprios critérios para que os interessados possam ser admitidos, assim como a necessidade de etapas posteriores à feitura das provas e os conhecimentos solicitados.

É importante ainda que os órgãos encaminhem todos os anos as solicitações de autorização para fazer concursos públicos ao MGI até o dia 31 de maio de cada ano, isso para que seja possível promover a compatibilização com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para o exercício do próximo ano. Além disso, o sistema de vagas voltadas para as pessoas com deficiência e cotas não deve sofrer alterações. 

Confira também: O Enem acontece em MENOS de dois meses; veja como ESTUDAR de forma EFICAZ na reta final

Como funciona a proposta do ‘Enem dos concursos’?

A intenção do Ministério da Gestão é criar algo parecido com o Enem e a nota será usada por diversas faculdades e universidades ao redor de todo o país para que seja possível substituir o vestibular tradicional. A princípio, a proposta é fazer o concurso de forma unificado para preencher cerca de 8 mil vagas que estão abertas no momento, mas ainda serão criadas bases para que o modelo seja aplicado posteriormente. 

Saiba mais: Concurso Nacional Unificado: veja como vai funcionar, serão aproximadamente 8 MIL vagas