Qual grupo de brasileiros terá direito a 50% de desconto no IPVA? Confira todas as regras sobre este tributo!

Será que você é um dos sortudos?

O Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é um valor que deve ser pago obrigatoriamente por todo motorista. Entretanto, é possível conseguir descontos ou até a isenção total do pagamento dependendo do estado do país em que você more. Para ter direito a esses benefícios, é necessário cumprir alguns requisitos importantes.

Quer saber quem poderá receber descontos ou isenção total do tributo no ano que vem? Então continue nos acompanhando abaixo para não perder nenhuma informação importante sobre o assunto!

Você sabia que algun estados oferecem desconto ou isenção do IPVA? Veja como conseguir!
Você sabia que algun estados oferecem desconto ou isenção do IPVA? Veja como conseguir! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Regras de desconto no IPVA em 2023

A partir do próximo ano, alguns motoristas poderão pagar valores menores no IPVA caso possuam carros elétricos ou híbridos no estado de São Paulo. A ampliação do incentivo foi assinada em setembro por Ricardo Nunes, atual prefeito da capital. Segundo ele, a medida faz parte de um conjunto de ações que têm como objetivo incentivar os cidadãos a buscarem por transportes ecologicamente eficientes.

Para conseguir esse desconto, os motoristas só precisam residir na capital e possuir um dos dois modelos de carro. Além disso, é possível conseguir um desconto de 9% no tributo ao pagá-lo à vista no começo do ano. A medida se soma a algumas outras que já foram estabelecidas na capital, como a tentativa de beneficiar veículos movidos a hidrogênio através de um crédito de 103 UFESP, unidade fiscal do estado que vale R$ 3.292,91.

No caso, o benefício não se restringe aos veículos que possuem um valor de até R$ 150 mil, pois os modelos adquiridos acima dessa margem também podem receber desconto no pagamento do IPVA.

Veja também: ESTES são os requisitos para conseguir 50% ou 100% de desconto no IPVA; tire suas dúvidas

Isenção do imposto no ano que vem

Agora, além de descontos, é possível conseguir isenção completa do pagamento do imposto dependendo da data de fabricação do veículo e de qual estado o motorista habita. Para se ter ideia, aqueles que não pagam o imposto corretamente podem sofrer com multas de 0,33% a cada dia de atraso, correndo o risco de ter o CPF inscrito em dívida ativa.

Na cidade de São Paulo, o recolhimento teve uma parte deixada de lado, juntamente com os benefícios que normalmente já são oferecidos. Dessa forma, os donos de automóveis podem pagar bem mais barato nas taxas relativas a eles. Seja como for, os descontos no IPVA, assim como a isenção das taxas, vão variar muito de acordo com o estado. Confira:

  • Veículos com 10 anos ou mais: isenção do imposto em Goiás, Rio Grande do Norte e Roraima;
  • Automóveis com 15 anos ou mais: isenção do imposto em Amapá, Amazonas, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba, Piauí, Pará, Distrito Federal, Ceará, Espírito Santo e Maranhão;
  • Veículos com 18 anos ou mais: isenção do imposto no Mato Grosso;
  • Automóveis com 20 anos ou mais: isenção do imposto em São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Acre;
  • Veículos com 23 anos ou mais: isenção do imposto em Alagoas;
  • Automóveis com 30 anos ou mais: isenção do imposto em Santa Catarina.

Veja também: Como faço para receber desconto parcial ou isenção do IPVA? Quais os requisitos?