GREVE dos CORREIOS: Encomenda ATRASADA? Saiba o que FAZER

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

GREVE dos CORREIOS – Entenda o que você pode fazer para não ficar sem uma encomenda ou carta importante!

A greve dos Correios é uma realidade que está afetando milhares de pessoas neste momento. Os profissionais da empresa que tiveram seus auxílios diminuídos e estão preocupados com a retirada de direitos pararam por tempo indeterminado. 

Mas e o que fazer com uma encomenda atrasada? Muitas pessoas precisam desse serviço para trabalhar ou mesmo para receber algum produto ou item que é de alta necessidade nesse momento. 

A seguir vamos trazer detalhes sobre o que você pode fazer durante a greve dos servidores dos Correios. Entenda para que não tenha grandes prejuízos por conta dessa parada de uma das principais empresas do país. 

GREVE dos CORREIOS: Encomenda ATRASADA? Saiba o que FAZER
Imagem: Cadu Rolim/Fotoarena

O que fazer com a greve dos Correios

Muitas pessoas que estavam esperando alguma carta ou item agora estão querendo saber: o que fazer com a greve dos Correios? Agora que a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentec) confirmou que não há data de retorno, é necessário saber o que fazer. 

Existem diferentes cenários e várias situações diferentes. Por isso vamos falar de cada uma delas a seguir, trazer detalhes sobre o que você pode fazer. Os casos de contas atrasadas ou compras online são diferentes, por isso exigem uma atenção diferenciada. 

Então no primeiro caso: quem fez compras online como fica? Com os Correios em greve como ficam as encomendas? Se você está aguardando produtos e identificou dano moral ou material pela falta de serviço, é possível pedir o ressarcimento ou abatimento do valor. 

De acordo com o Procon-SP, isso pode ser feito bem como o pedido de indenização na Justiça. Mas claro que a situação não é tão simples. Nesse caso é necessário:

  • Demonstrar o prejuízo pelo não recebimento do item; 
  • Ter prova física, com nota fiscal que pagou por fora o que não chegou ou então prova testemunhal que estava aguardando e não recebeu. 

Em caso de entregas pessoais, de acordo com especialistas de Direito do Consumidor, o valor pago pode ser restituído se a entrega não acontecer no prazo estabelecido. 

Como ficam as contas com os Correios em Greve

Mas e como ficam as contas com os Correios em greve? Quer dizer, qual será a situação para empresas que optam por fazer as cobranças pelo serviço de correspondência? Essa é uma dúvida de muitas pessoas também. 

Nesse caso, as próprias empresas são obrigadas por lei a oferecer outra forma de pagamento:

  • Pagamento online (pela internet); 
  • Depósito bancário; 
  • Na sede da empresa; etc. 

É importante saber que o atraso do recebimento das contas pelos Correios NÃO cancela os débitos. Ou seja, o consumidor já saber exatamente que as contas vencem em dia x, y ou z, logo, devem procurar a empresa para emitir fatura de outra forma. 

Ou seja, o pagamento não será postergado por conta de atraso dos Correios. Caso a empresa não forneça outra opção, é possível acionar o Procon ou o consumidor.gov.br

E-commerce durante a greve dos Correios

Por fim, como fica o e-commerce durante a greve dos Correios? As empresas que precisam desses serviços precisam encontrar novas formas de entregar para os consumidores dentro dos prazos específicos. 

As opções mais procuradas para fazer entrega com os Correios em greve é:

  • Adicionar no site de sua loja a informação da possível demora para entrega; 
  • Entrar em contato com o consumidor para falar sobre a demora;
  • Procurar uma empresa privada de entregas

OFICIAL! Auxílio Emergencial Prorrogação CONFIRMADA: Veja o QUE FOI anunciado!

 

Leia Também