Governo volta a pagar o Vale-gás em dezembro; veja calendário

O Vale-gás é um benefício destinado aos brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Confira quando o Governo paga os próximos lotes. 

O Vale-gás é um dos principais benefícios pagos pelo Governo Federal. Ele foi criado durante o governo de Jair Bolsonaro. No entanto, a atual gestão, de Lula (PT), optou por mantê-lo. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cerca de 6 milhões de pessoas recebem o Auxílio do Gás atualmente. O Governo o paga junto com o Bolsa Família. 

Os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também podem contar com o Vale-gás. Vale destacar que em ambos os casos, o pagamento é feito junto com o outro benefício. Outro ponto importante é que o auxílio está sendo retomado pelo Governo Federal em dezembro. Continue lendo esta matéria para saber quem pode receber. 

vale_gas
Confira o novo calendário do Vale-gás – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Governo vai retomar Vale-gás em dezembro; veja quem recebe 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que o Vale-gás não é pago todos os meses. O benefício, que corresponde ao valor de um botijão de gás de cozinha de 13 Kg, é pago de forma bimestral. Ou seja, a cada dois meses. Outra particularidade diz respeito ao seu valor, que varia todos os bimestres. A ANP (Agência Nacional de Petróleo) é responsável por fazer o cálculo. 

De acordo com a entidade, deve-se levar em consideração a média nacional do preço do botijão dos últimos seis meses. Para se cadastrar, o brasileiro precisa se inscrever no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). Muitas pessoas podem receber o Vale-gás. No entanto, não existem recursos para pagá-lo a todos. Então, as famílias em situação mais grave têm prioridade. 

A partir do momento que a pessoa se cadastra no CadÚnico, ela é encaminhada para a fila de espera do Vale-gás, caso atenda aos critérios de elegibilidade. 

Veja também: Bolsa Família: veja como realizar sua inscrição pela internet e participe

Confira o calendário de pagamento

Assim como o Bolsa Família, o Vale-gás é pago de acordo com o último algarismo do NIS (Número de Inscrição Social) de cada brasileiro. Neste mês, os pagamentos começam no dia 11 de dezembro e se encerram no dia 22, conforme o calendário abaixo. Confira. 

  • Brasileiros que têm o NIS terminado em 1: vão sacar no dia 11 de dezembro;
  • Brasileiros que têm o NIS terminado em 2: vão sacar no dia 12 de dezembro;
  • Brasileiros que têm o NIS terminado em 3: vão sacar no dia 13 de dezembro;
  • Brasileiros que têm o NIS terminado em 4: vão sacar no dia 14 de dezembro;
  • Brasileiros que têm o NIS terminado em 5: vão sacar no dia 15 de dezembro;
  • Brasileiros que têm o NIS terminado em 6: vão sacar no dia 18 de dezembro;
  • Brasileiros que têm o NIS terminado em 7: vão sacar no dia 19 de dezembro;
  • Brasileiros que têm o NIS terminado em 8: vão sacar no dia 20 de dezembro;
  • Brasileiros que têm o NIS terminado em 9: vão sacar no dia 21 de dezembro;
  • Brasileiros que têm o NIS terminado em 0: vão sacar no dia 22 de dezembro.

Veja também: Bolsa Família tem pagamentos ENCERRADOS