Governo SUSPENDE PAGAMENTOS do FIES: Saiba como SOLICITAR!

Vinicius Colares
Atualizado Hoje!

Governo SUSPENDE PAGAMENTOS do FIES – Entenda como os beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil podem ficar isentos dos pagamentos das parcelas!

A crise econômica está afetando diversos públicos, de todas as regiões do Brasil. Estudantes, por exemplo, estão encontrando muitas dificuldades neste momento e é justamente por isso que surgem medidas para ajudar jovens e adultos. Agora o Governo suspendeu os pagamentos do Fies temporariamente para facilitar a vida dessa população. 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ainda é um dos principais programas do país para quem quer uma ajuda para conseguir certificado de Ensino Superior. Mas sem aulas presenciais muitos estão precisando pagar as mensalidades sem ter aulas e com o dinheiro mais curto. 

Por isso a seguir vamos falar um pouco mais sobre essa medida. Entenda e saiba quem poderá contar com esse auxílio, podendo suspender os pagamentos das parcelas do programa por um tempo. 

Governo SUSPENDE PAGAMENTOS do FIES
Imagem: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Suspensão Pagamentos FIES 

Primeiramente, foi confirmada a suspensão de pagamentos do Fies em 2020. O presidente Jair Bolsonaro acabou de sancionar a Lei nº 14.024 e com ela foi confirmado que estudantes beneficiários poderão ter esse alívio nas parcelas. 

Conheça Contas e Tributos com isenção de Pagamento durante a Pandemia: Confira Boletos que você pode adiar ou suspender!

Alguns dos estudantes que fazem parte do Fundo de Financiamento Estudantil poderão ter ficar isentos das parcelas do Fies durante o estado de calamidade pública. Essa medida foi definida por conta da pandemia do novo coronavírus – sendo que o estado de calamidade vai até o dia 31 de dezembro. 

Essa é uma medida que está sendo comemorada por milhares de estudantes que estão passando por dificuldades financeiras neste momento. É importante lembrar que grande parte das instituições de ensino não estão com aulas presenciais. Ou seja, muitos estão precisando pagar parcelas sem sequer ter aulas. 

Quem pode pedir Suspensão Fies 

E quem pode pedir a suspensão das parcelas do Fies? Todos os estudantes poderão fazer isso? Não exatamente. Existem alguns pré-requisitos e condições para que os beneficiários possam ter esse alívio nos valores. 

Quem pode solicitar a suspensão do pagamento do Fundo de Financiamento são:

  • Alunos adimplentes (que estão com o pagamento em dia); 
  • Estudantes com atraso de, no máximo, 180 dias. 

De acordo com a lei, os alunos que estão com valores em aberto (com dívidas maiores de 180 dias) podem liquidar isso através do Programa Especial de Regularização do Fies

Como solicitar suspensão de mensalidades Fies

Por fim, como solicitar a suspensão de mensalidades do Fies? Esse processo formal pode ser feito pelo próprio estudante (que tenha contrato ou aditamentos em seu nome) presencialmente ou pela internet.

Existem duas opções: suspensão Fies pelo app BB ou pelo site do financiamento da Caixa. Confira mais detalhes no passo a passo:

  • Suspender Fies Caixa: acesse o site do banco, faça o login e acesse diretamente a opção de ‘Contrato FIES’;  depois disso aperte o botão ‘Contrato’ e selecione ‘Pausar Contrato’e aceite os termos de compromisso; pronto, agora é só clicar em ‘Solicitar Pausa’; 
  • Suspensão do Fies BB: nesse caso específico não é necessária presença de fiador ou qualquer ida ao banco presencialmente. É só entrar no espaço ligado ao financiamento no aplicativo do Banco do Brasil e a concordância das condições de pausa. 

 

Leia Também