POLÊMICA! Governo propõe um ÚNICO concurso público para TODOS e divide opiniões

O governo federal brasileiro está propondo uma grande mudança para aplicação do concurso público ao redor de todo o país e em breve o processo seletivo poderá ser alterado.

O concurso público funciona como um processo seletivo que possibilita que os aprovados tenham acesso a um emprego ou cargo público, funcionando de forma ampla e democrática. O procedimento para aprovação no certame acontece de forma totalmente impessoal com o intuito de assegurar a igualdade de oportunidades para todos os candidatos que estão concorrendo para exercer funções oferecidas pelo Estado. 

No Brasil, um grande número de concursos públicos são aplicados anualmente e os certames selecionam os candidatos a partir de provas ou de provas e títulos, isso porque o procedimento pode ser feito em até duas etapas. Dessa forma, fica estabelecido que cada certame aplique o seu próprio modelo de candidatura.

Contudo, nos últimos dias, o governo federal anunciou a proposta do chamado ‘Enem dos Concursos’, que consiste em aplicar um único tipo de processo seletivo para todos os concursos públicos do país. 

Governo deseja aplicar um único modelo de concurso público. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Governo quer aplicar um único processo seletivo para todos os concursos

O Concurso Nacional Unificado, que está sendo chamado por parte da população como ‘Enem dos Concursos’, tem o intuito de centralizar em uma única prova os concursos autorizados para a seleção de servidores públicos nos diferentes órgãos do governo federal. A medida altera ainda o valor da taxa de inscrição, pois o intuito é que pagando uma única taxa os participantes possam concorrer a diversas vagas que venham a ser disponibilizadas pelos órgãos federais, desde que sejam de uma área de atuação similar. 

No momento, o programa ainda se caracteriza como uma proposta do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e aos demais órgãos do governo federal, que podem aderir a ideia até o dia 29 de setembro deste ano. A proposta foi idealizada depois de alguns órgãos que tiveram os concursos autorizados relataram que estavam com dificuldade de organizar os certames por conta própria. De acordo com o ressaltado pela pasta, a estratégia tem o intuito de democratizar o acesso às vagas oferecidas pelo poder público e também racionalizar os custos. 

A ideia do Ministério da Gestão é criar uma prova parecida com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que tem a nota usada por diversas faculdades e universidades ao redor de todo o país com o intuito de substituir o vestibular tradicional. A princípio, a proposta é fazer o concurso unificado para preencher por volta de 8 mil vagas que se encontram abertas no momento, porém também cria bases para que sejam feitas transições de um modelo de seleção periódico. 

Confira também: Oportunidade ÚNICA! Concurso da Polícia Civil abre MILHARES DE VAGAS e oferece salários de ATÉ R$ 15 MIL

Todos os órgãos federais deverão aderir a mudança?

Os órgãos do governo federal poderão aderir ao Concurso Unificado deste ano de maneira voluntária até o dia 29 de setembro. Ainda de acordo com o enfatizado pelo ministério, todas as regras do programa poderão ser esclarecidas depois da adesão dos órgão, que poderão vir a agregar um número maior de detalhes ao processo seletivo. 

Saiba mais: Como funciona a FILA em que Faustão está para transplante de órgãos? Entenda porque o apresentador terá PRIORIDADE