Governo lança site do Concurso Nacional Unificado; entenda como vai funcionar

De acordo com o Governo Federal, o edital do CNU será divulgado em breve. O site do processo seletivo possui o cronograma do Concurso Nacional.

O Concurso Nacional Unificado (CNU) é a grande novidade do processo de seleção pública deste ano. Anunciado pelo Governo Federal, o próprio nome já revela do que se trata. Em apenas uma prova, o brasileiro pode concorrer a diversos cargos no setor público. Vale destacar que se tornar um servidor público é o sonho de muitos brasileiros. Afinal de contas, a categoria conta com diversas vantagens. 

Em primeiro lugar, possuem estabilidade no emprego, após passar pelo estágio probatório. Além do mais, podem receber acima da média praticada na iniciativa privada. Por fim, contam com grande sentimento de realização profissional. Por essas razões, atuar na área pública é considerado símbolo de status para muitos brasileiros. Para promover um processo mais justo, o governo criou o Concurso Nacional Unificado, que agora tem um site próprio. 

Concurso_Nacional_Unificado_1
Governo lança site do Concurso Nacional Unificado – De acordo com o Governo Federal, o edital do CNU será divulgado em breve. O site do processo seletivo possui o cronograma do Concurso Nacional.

Saiba como acessar o site do Concurso Nacional Unificado 

Antes de mais nada, é importante deixar claro qual é a razão do Governo ter criado o site do Concurso Nacional Unificado. Recentemente, circulou nas redes sociais um link falso sobre o certame. A mensagem, que passava um tom alarmista, dizia que os candidatos devem se inscrever rápido, para não perder os prazos. A inscrição, de acordo com a fake news, seria de R$ 100. 

Embora as regras do CNU já tenham sido definidas, o Governo Federal ainda não lançou um edital. A previsão é de que a o documento seja divulgado em dezembro deste ano, quando as provas serão abertas para a inscrição. O processo seletivo deve ocorrer nos primeiros meses de 2024, afirma o Governo Federal. 

No site do Concurso Nacional Unificado, o brasileiro pode encontrar todas as informações sobre o processo seletivo. Para tal, basta copiar e colar este link em sua URL https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/. 

Principais datas do CNU 

De acordo com o portal do CNU, a banca será contratada até o dia 22 de novembro. No dia 20 de dezembro, o edital será lançado e as inscrições serão abertas. As provas podem ocorrer em fevereiro e março deste ano. Em alguns casos, os brasileiros que passarem precisarão realizar um curso de formação. Os aprovados devem tomar posse em agosto, de acordo com o Governo Federal.

Existem mais de seis mil vagas para diversos órgãos do Executivo Federal. Os brasileiros poderão concorrer às vagas em ministérios e outros órgãos públicos. As provas acontecerão em todo o Brasil, de acordo com o Governo. 

Veja também: Prefeitura lança Concurso Público com vencimentos de até R$ 5 MIL

Como estudar para o CNU 

Essa é a grande dúvida de muitos concurseiros. Afinal de contas, o Concurso Nacional Unificado é algo inédito no país. A dica de muitos especialistas é focar em matérias de conhecimentos gerais, como matemática e português. Além do mais, o candidato deve estudar redação e ter o domínio culto da língua portuguesa. 

Outra dica importante é ter conhecimento em direito administrativo. Por fim, o candidato que prestar para área específica, deve estudar os conhecimentos de seu ramo de atuação. 

Veja também: O que comer um dia antes da prova mais importante do Enem?