Governo incluirá no Programa Tarifa Social inscritos no CadÚnico: Veja como se CADASTRAR!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Governo incluirá no Programa Tarifa Social inscritos no CadÚnico – Confira todos os detalhes sobre a Tarifa Social de água e luz para inscritos no Cadastro Único!

Com a pandemia do novo coronavírus se prolongando no Brasil, é necessário que governos estaduais, municipais e Federal continuam ajudando a população. É por isso que serão incluídos no Programa Tarifa Social os inscritos no CadÚnico

A ideia é justamente ajudar todas as pessoas que estão passando por maiores dificuldades para pagar as contas básicas como luz e água. Quem estiver no Cadastro Único poderá ser incluído nessa ajuda. 

Se você não sabe ainda se está inscrito ou como se inscrever, continue lendo essa matéria. A seguir vamos falar um pouco mais sobre e sobre como você poderá fazer parte dessa tarifa específica. Confira!

Governo incluirá no Programa Tarifa Social inscritos no CadÚnico
Imagem: Arquivo/Folha de Pernambuco

Programa Tarifa Social para inscritos no CadÚnico

O Programa Tarifa Social para inscritos no CadÚnico é uma ótima novidade para milhares de pessoas. Isso porque em algumas regiões está sendo prorrogada essa ação por conta do número ainda alto de casos do novo coronavírus. 

Essa ação de Tarifa Social foi definida para ajudar pessoas que poderiam ter problemas para pagar contas de luz ou água. Em alguns estados ela ainda está valendo e muitas pessoas de baixa renda não vão precisar pagar as contas se estiverem inscritas. 

A grande novidade é justamente a inscrição de quem está no CadÚnico no Tarifa Social. Alguns governo, como o de Minas Gerais, definiu que irá incluir essas pessoas no programa para ter o desconto. Mas isso varia de acordo com cada região. 

Nesse estado específico a lei foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais. Os inscritos no CadÚnico vão ser incluídos no Programa Tarifa Social automaticamente, sem precisar fazer solicitação. O problema é que muitas pessoas não sabem se estão ou não no Cadastro Único. Por isso confira como verificar no link abaixo. 

Como saber se estou no CadÚnico!

Inscrição Programa Tarifa Social

A inscrição no Programa Tarifa Social para isenção de contas de energia e água sempre vai variar de acordo com a região que você mora. Portanto, confira os sites e plataformas das empresas responsáveis por energia e água na sua região. 

A ideia é que a Tarifa Social para quem está no Cadastro Único seja seguida por uma maioria de empresas na ajuda de pessoas passando por dificuldades. Como dito, em algumas regiões como Minas Gerais, a isenção será feita automaticamente. 

Se você quiser se cadastrar no Programa Tarifa Social procure portanto as empresas locais. Uma lista de empresas está disponível no link sobre isenção do pagamento de Contas de Luz.

Projeto CNH Social CadÚnico

Outra novidade interessante é o Projeto CNH Social CadÚnico. Essa poderá ser uma boa oportunidade para quem sempre quis ter o documento para dirigir mas nunca teve condições financeiras de pagar. 

Neste momento também estão sendo feitas chamadas para quem quer o CNH Social para Cadastro Único. Em várias regiões essas oportunidades já estão sendo disponibilizadas e existem projetos tramitando com a intenção de tornar esse um projeto nacional. 

A ideia é que os beneficiários não precisam pagar nenhum tipo de taxa: desde as aulas teóricas até exames necessários. Para saber como funciona esse programa, acesse: https://pronatec.pro.br/cnh-social-2020/

Como se cadastrar no CadÚnico

Por fim, como se cadastrar no CadÚnico? Essa é uma pergunta que está sendo cada vez mais feita por milhares de brasileiros e brasileiras de todas as regiões do país. Isso porque muitos querem também fazer parte de ações do Governo Federal e não podem fazer isso por não estar no sistema para programas sociais. 

É importante lembrar que a inscrição no Cadastro Único sempre foi feita pessoalmente. É necessário que os interessados vão (depois do período da pandemia) em agências do Poupatempo, CRAS ou equivalente da sua região. 

Neste momento, também estão sendo debatidas alternativas para o Cadastro Único pela internet ou por telefone. Mas essas ações ainda não estão confirmadas. Por isso, antes de inscrever-se em algum site suspeito, procure a prefeitura da sua região pelo telefone e informe-se sobre como está funcionando neste momento. 

Confira mais detalhes sobre essas possíveis mudanças no cadastro: https://pronatec.pro.br/saiba-o-que-muda-e-como-participar-do-novo-cadastro-unico-cadunico-cadastro-social/

 

Leia Também