Governo Federal confirma FGTS: Trabalhadores podem receber mais de 50% de Lucro!

Vinicius ColaresVinicius Colares
Atualizado Hoje!

Governo Federal confirma FGTS: Trabalhadores podem lucrar mais de 50%! – Está confirmado que o FGTS será distribuído como medida emergencial: saiba mais sobre os lucros

Toda ajuda para a população brasileira neste momento de crise financeira é bem-vinda. É por isso que foi tão celebrada a confirmação do pagamento do FGTS como medida emergencial para ajuda no combate ao novo coronavírus. 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já é um benefício conhecido por trabalhadores de todas as regiões, mas neste ano ele será adiantado. Também foram divulgadas mais informações sobre os lucros que vão para pagamento dos cidadãos. 

Confira e entenda exatamente como deverá acontecer a distribuição desses valores. Entenda e saiba como deverão receber os brasileiros e brasileiras que possuem o direito desse benefício específico. 

Governo Federal confirma FGTS
Imagem: Divulgação

Pagamento Lucro FGTS 2020

Primeiramente, muitas pessoas ainda estão em dúvida sobre como vai ser o pagamento do lucro do FGTS em 2020. Isso pode fazer toda a diferença já que irá significar uma maior ou menor ajuda no bolsa do trabalhador. 

Confira também outros 7 Auxílios que o Governo oferece durante a Pandemia!

Antes de mais nada é importante lembrar que a distribuição de 100% do lucro do FGTS aos trabalhadores foi vetada pelo atual presidente, Jair Bolsonaro. A decisão foi publicada ainda em 2019 no Diário Oficial da União. 

Ainda assim, de acordo com informações divulgadas oficialmente, os trabalhadores poderão receber o pagamento de 50% do lucro do Fundo de Garantia ou mais. A lei anterior, que estava acontecendo durante o governo de Michel Temer, garantia a divisão de metade dos lucro e foi revogada. 

De acordo com a Secretaria Especial de Comunicação Social, agora o percentual de distribuição do FGTS acontecerá segundo determinação do Conselho Curador. Essa determinação vai se dar anualmente e a quantia será definida sem o teto de 40%. 

Valor do Pagamento FGTS 

O que isso quer dizer na prática? Isso interfere no valor do pagamento do FGTS? Todos os anos, os valores são calculados de forma individual – sendo sempre referente ao dinheiro em cada conta no dia 31 de dezembro do ano anterior. 

A conta é simples: contas com saldos do FGTS maiores recebem mais; contas com saldos menores receberão, proporcionalmente, menos. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, o veto para 100% dos lucros do Fundo de Garantia voltados para a população foi necessário. 

Se os valores fossem repassados integralmente para os trabalhadores programas como o Minhas Casa, Minha Vida seriam prejudicados. Ou seja, a população mais pobre seria prejudicada enquanto quem possui contas maiores do FGTS seria favorecido. 

Saque Emergencial FGTS 

Por fim, é hora de ficar atento para o Saque Emergencial do FGTS! Esse será um valor adiantado que, como dito anteriormente, é distribuído no fim do ano. Como medida de emergência, porém, o Governo Federal optou por adiantar o pagamento. 

Já existe um calendário do Saque Imediato do FGTS. Você pode saber tudo sobre as datas e sobre como conferir o seu saldo no site: https://pronatec.pro.br/saque-emergencial-do-fgts/

 

Leia Também