Governo divulga os 10 cursos com maior oferta de vagas no SiSU 2022

Mais de 84% das vagas estão disponíveis em instituições federais, como universidades e institutos técnicos

Você quer concorrer a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2022? Então, fique atento às inscrições para ser um dos selecionados. Este ano serão ofertadas 221.790 vagas para ingresso em instituições públicas de ensino superior: federal, estadual e municipal.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais de 84% das vagas estão disponíveis em instituições federais, como universidades e institutos técnicos. Quem quiser ser um dos estudantes, deve fazer o cadastro no site próprio do Sisu, que serão abertas no dia 15 de fevereiro e seguem até as 23h59 do dia 18 de fevereiro, horário de Brasília.

São ofertadas vagas para 6.146 cursos de graduação, divididas em 125 instituições públicas de ensino superior. Para consulta a disponibilização vagas, o interessado deve acessar a página do Sisu (https://sisu.mec.gov.br/).

A verificação pode ser feita por: modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização da graduação. No portal, é possível acessar a íntegra do documento de adesão das 125 instituições parceiras do Sisu.

Entre os cursos com mais ofertas de vagas disponíveis estão: Pedagogia, Administração, Ciências Biológicas, Matemática, Direito, Química, Física, Agronomia, Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Engenharia Civil.

São mais de 220 mil vagas para o Sisu 2022

Total de vagas por estado

Para saber o total de vagas ofertadas em cada instituição de de ensino, você pode acessar a rede do Sisu. É possível fazer essa verificação por estado. Por exemplo, o estado do Acre dispões de 1.830 vagas; Alagoas oferece 5.330. O estado com menor número de vagas é o Amazonas, como 430.

Já o estado com maior número de vagas é Mina Gerais que oferece 27.790; em segundo lugar aparece a Bahia com quase 20 mil ofertas e Rio de Janeiro com 17.361 vagas.

Entre as 20 instituições com maiores números de vagas ofertadas no Sisu 2022 estão as seguintes:

  • Universidade Federal da Paraíba;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte;
  • Universidade Federal de Pernambuco
  • Universidade Federal do Ceará;
  • Universidade Federal da Bahia
  • Universidade Federal de Uberlândia (MG)
  • Universidade Federal de Minas Gerais;
  • Universidade Federal de Sergipe;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal de Mato Grosso.

Veja também: MEC atualiza cronograma do SiSU 2022: Veja como ficou o novo prazo

O Sisu 2022

É o sistema de vagas em universidade pública que visa democratizar o ensino superior. Por meio do programa são oferecidos cursos no em instituições públicas de educação superior: federais, estaduais ou municipais.

A seleção é feita conforme as opções de cursos indicadas pelo candidato no ato de inscrição, de acordo com a melhor classificação de nota obtida na edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cronograma  Inscrições:

15 a 18 de fevereiro;

Resultado: 22 de fevereiro;

Matrícula: 23 de fevereiro a 8 de março.

Lista de espera:  De 22 de fevereiro a 8 de março

A partir de 10 de março ocorre a convocação dos selecionados por meio da lista de espera.