ÚLTIMA CHANCE: Governo deve dar prazo para quem deve sair do Bolsa Família! Entenda!

Saiba exatamente como deve funcionar a reformulação do Auxílio Brasil que vai voltar a se chamar Bolsa Família em 2023

Hoje em dia existem milhões de brasileiros e brasileiras que dependem de ajuda do Governo Federal para manter as contas em dia e a segurança alimentar. É por isso que o novo Ministério do Desenvolvimento Social está reformulando o principal programa social do país. 

O que muitos não sabem é que durante o pente-fino é possível que seja lançado um prazo para saída de beneficiários do Bolsa Família. Entenda exatamente o que isso quer dizer e confira como deve funcionar essa revisão dos cadastros de quem pode ou não receber os valores.

Prazo para sair do Bolsa Família
Confira todos os detalhes sobre quem deve sair ou ficar no Bolsa Família em 2023 (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Beneficiários indevidos devem sair do Bolsa Família em 2023

Antes de mais nada, é importante lembrar que neste momento já está acontecendo essa reformulação que pretende garantir que apenas quem está nas regras vai receber o benefício. 

Ainda assim, o Governo Federal deve abrir um prazo para que beneficiários indevidos do Bolsa Família deixem o programa sem receber nenhum tipo de responsabilização. A informação é da coluna de Paulo Cappelli, no jornal Metrópoles. 

De acordo com ele, haverá uma campanha de conscientização que deve ressaltar que ao sair do programa, os beneficiários ainda podem participar de outros programas. Ou seja, existem ainda ações como o Minha Casa, Minha Vida e o Luz para Todos que podem facilitar a vida financeira desta população. 

Veja também: O que acontece com quem recebe Bolsa Família de forma irregular? Valor deve ser DEVOLVIDO?

Prazo para sair do Bolsa Família em 2023

Embora ainda não exista uma data confirmada, é possível que seja lançado algum tipo de prazo para quem recebe indevidamente fazer a saída do Bolsa Família

Ao que tudo indica, quem continuar recebendo fora das regras do benefício depois do período estipulado pode ser diretamente responsabilizado. 

A ideia é justamente garantir que o programa volte a ter maior celeridade sem perder o controle sobre quem entra dentro das regras. A saber, dados do Tribunal de Contas da União (TCU) e do próprio Desenvolvimento Social sinalizam esse descontrole recente. 

Ou seja, a recomendação é que aquelas pessoas que estão recebendo fora das regras e sabem disso, procurem um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Neste caso, é só solicitar a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) e, se necessário, sair do programa. 

Busca Ativa do Bolsa Família em 2023

Por fim, é importante lembrar que o próprio Ministério do Desenvolvimento Social também vai começar um trabalho de identificação de quem precisa receber os benefícios. 

A Busca Ativa do Bolsa Família em 2023 deve começar em fevereiro e será feita em parceria com os municípios e estados, em todo o país. 

E o que é a Busca Ativa? É justamente essa ação de procurar, identificar e alcançar famílias que estão dentro dos pré-requisitos do programa e não estão recebendo. 

Além disso, a ideia é também mapear e localizar pessoas que estão aptas a receberem o adicional de R$ 150 do Bolsa Família para crianças de até seis anos de idade. 

Veja também: Bolsa Família suspenso TEMPORARIAMENTE? Entenda o cenário do programa