Governo anuncia DATA para que brasileiros mudem para o novo RG; confira
O governo federal promoveu algumas mudanças no Registro Geral (RG), que agora será unificado em todo o país. e os brasileiros contam com um novo prazo para atualizar o documento e se adequar as novas regras.
A Cédula de Identidade, também popularmente conhecida como Registro Geral (RG), Carteira de Identidade ou Carteira de Identidade Nacional (CIN) se caracteriza como o principal documento de identificação da República Federativa do Brasil, sendo expedido para as cidadanias brasileiras e portuguesas que possuam igualdade de direitos.
Os dados comprovados no Registro Geral variam de acordo com os documentos oficiais que são apresentados por parte do requerente. Além disso, até algum tempo atrás, cada estado era responsável pela sua padronização da Cédula de Identidade. No entanto, no último ano o governo federal lançou o modelo CIN que tem o intuito de igualar os documentos em todo o país.
Nos últimos dias, o governo federal ainda anunciou o prazo para que os brasileiros troquem o seu RG antigo para o novo modelo. Portanto, confira a seguir a data final para que o procedimento seja realizado!

Governo anuncia prazo para que brasileiros mudem o RG
O novo Registro Geral (RG) já está disponível em grande parte do país e foi criado com o intuito de unificar todos os documentos e permitir uma série de facilidades para o cidadão. Dessa forma, até 2032, o documento será obrigatório ao redor de todo o território nacional. Logo, é recomendado que os brasileiros agilizem a sua emissão para se adequar ao prazo.
A nova Cédula de Identidade conta com informações cruciais do cidadãos, como o número do seu CPF, número do RG, carteira de motorista, título de eleitor e outros. A partir disso, o cidadão passará a ter opção de carregar consigo apenas um documento.
Vale ressaltar ainda que a versão atualizada do documento também está disponível no formato digital. Diante disso, o documento poderá ser acessado por meio da internet, de forma a garantir ainda mais simplicidade no momento de comprovar alguma informação.
Outra novidade consiste no fato de que, com o novo documento, a Cédula de Identidade será unificada ao redor de todo o território nacional. Antes da mudança, o cidadão contava somente com a possibilidade de realizar a emissão do RG em diferentes estados.
Com isso, uma mesma pessoa poderia possuir dois RG’s e, logo, dois números de identificação do documento, A partir da mudança estabelecida pelo governo federal, isso não seria mais possível.
Confira também: URGENTE: Governo mudou trabalho aos domingos e feriados! O que aconteceu?
Passo a passo para emitir o novo RG
Para ter acesso a nova versão do documento, é necessário que o cidadão procure a Secretaria de Segurança do estado onde reside. Ao redor de todo o país, esse é o órgão responsável pela emissão do novo RG.
Ao realizar a solicitação, é preciso comparecer ao local de agendamento com documentos capazes de comprovar a sua identidade. A lista de exigências pode variar de acordo com cada estado. Contudo, tradicionalmente, é solicitada a certidão de nascimento ou casamento, em formato físico ou digital.