Se você faz parte do CadÚnico pode começar a comemorar: Governo anunciou VANTAGENS!

Governo anuncia vantagens para quem faz parte do CadÚnico; chegou a sua hora de usufruir dos benefícios sociais

O Cadastro Único é um sistema que registra as informações dos brasileiros de baixa renda, os quais possuem até 2 salários mínimos de ganhos mensais. Nesse sentido, a atualização constante do cadastro é de suma importância para quem deseja aproveitar os benefícios do Governo.

Agora, com o anúncio de novas vantagens, a atualização do CadÚnico torna-se ainda mais essencial num contexto de ampla necessidade de acesso a programas sociais.

Se você faz parte do CadÚnico pode começar a comemorar: Governo anunciou VANTAGENS!
Vantagens para participantes do CadÚnico! Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Benefícios e registro do cadastro

Em primeiro lugar, podemos citar alguns benefícios já conhecidos da população brasileira que tem acesso ao Cadastro Único.

O Bolsa Família ocupa a primeira posição na lista de programas sociais mais buscados, seguido do Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica e Auxílio Gás.

Nesse caso, os que citamos acima são benefícios do Governo Federal, mas o CadÚnico também dá acesso a vantagens municipais e/ou estaduais. Este é o caso das cestas básicas, cujas prefeituras ficam incumbidas de distribuir para a população necessitada.

Os governos das três esferas utilizam essa base de dados para acompanhamento dos cidadãos, em especial os que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica. Por isso, é fundamental ter amplo conhecimento a respeito desse cadastro.

Em muitos casos, há brasileiros que nem cadastro no sistema têm, mesmo tendo direito. Isso tudo por conta da falta de conhecimento sobre os critérios necessários e inscrição.

Não é à toa que o Ministério do Desenvolvimento Social frequentemente faz uma busca ativa de cidadãos que podem se enquadrar no Bolsa Família. Assim, incentiva-os a se registrar no CadÚnico e ingressar no programa de transferência de renda.

Para realizar o registro no Cadastro Único, é muito simples. Basta que o interessado busque informações sobre o CRAS da sua cidade, ou seja, o Centro de Referência de Assistência Social. Se tiver mais um de Centro, o ideal é ir até o mais próximo de sua residência.

É preciso, ainda, eleger um Responsável Familiar que leve documentos como identidade, título eleitoral e comprovante de endereço.

Veja também: Beneficiários do Bolsa Família precisam renovar o cadastro para continuar recebendo em 2024?

Governo anuncia vantagens para participantes do CadÚnico

Com tudo isso em mente, os brasileiros podem usufruir cada vez mais de novos benefícios e vantagens do cadastro social em questão.

É importante atualizar a cada 2 anos o seu registro, a fim de informar o governo sobre sua atual situação familiar. No entanto, quem mudar de endereço ou tiver qualquer alteração cadastral, precisa urgentemente informar isso no CRAS, independente do prazo.

Após atualizar suas informações cadastrais, poderá aproveitar a nova vantagem que o Governo Lula acaba de anunciar.

Essa grande ajuda ainda não foi colocada em prática, mas deve ser posta em ação já no começo de 2024. Abaixo, veja qual auxílio será prestado ao público.

O Governo anunciou que os milhões de brasileiros com inscrição no CadÚnico serão conectados a oportunidades de emprego. Além do mais, como Lula sempre ressaltou, os programas têm porta de entrada e saída.

Isso explica por que o Governo Federal comunicou que não vai aumentar o pagamento de benefícios como Bolsa Família e Auxílio Gás para o ano que vem. Afinal, o objetivo é que estas ajudas sejam temporárias, enquanto os cidadãos não conseguem um trabalho fixo.

Saiba mais: Quase 5 MILHÕES de cadastros do Bolsa Família são cancelados; saiba mais!