Google Classroom: O que é e como acessar a plataforma

Atualizado Hoje!

Google Classroom: Conheça a plataforma de aulas online! Veja como criar uma conta e utilizar as funcionalidades da alternativa.

Em meio à pandemia de Covid-19, milhões de estudantes do Brasil inteiro trocaram as aulas presenciais por lições online. A medida aconteceu devido aos protocolos de isolamento contra a doença, evitando aglomerações em escolas e protegendo as famílias, estudantes e professores.

Nesse cenário complicado, a Google Classroom (disponível para dispositivos com sistemas operacionais Android, iOS, e para web), surgiu para facilitar a interação e criar um maior nível de aprendizado entre os alunos e professores. Explicamos abaixo o que é, como funciona e como acessar a plataforma.

Google Classroom
Imagem: Divulgação

O que é a Google Classroom

A Google Classroom é uma iniciativa desenvolvida pelo Google, com a intenção de aumentar a integração entre professores e alunos. O serviço é completamente gratuito, e funciona tanto em smartphones e tablets quanto em computadores e notebooks, aumentando assim sua abrangência em todo o território nacional.

O aplicativo permite a realização de aulas à distância por meio do Google Meet – a plataformas de reuniões da empresa – além de diversos outros recursos de ensino, como encontros virtuais entre estudantes, entrega de avaliações, aplicação de atividades e distribuição de notas.

Confira também 5 Apps para Ganhar Dinheiro no PayPal jogando: Lista TechTudo!

As funcionalidades da Google Classroom

A Google Classroom conta com um mural aberto de comunicação entre os professores e estudantes. Na área, o professor pode publicar e divulgar vídeos, áudios, arquivos de texto, fotos, links e comunicados para os alunos, que por sua vez também podem comentar e interagir.

A plataforma conta também com outras funcionalidades com a intenção de transformar o aprendizado em uma experiência mais dinâmica. Uma delas é o Classcraft, na qual os professores podem criar jogos para a avaliação de habilidades específicas. Existe também o Quizz, que transforma as provas em jogos divertidos.

Como criar conta e acessar a Google Classroom?

O processo de cadastro de alunos e professores na Google Classroom é bastante fácil, rápido e completamente digital. Vale lembrar que para acessar a plataforma, estudantes e mestres precisam ter uma conta no Google. Veja abaixo o passo a passo completo para acessar a plataforma.

  • Acesse o site https://classroom.google.com/;
  • Insira seu e-mail de login no Google;
  • Clique em “Próxima”;
  • Insira sua senha;
  • Clique em “Próxima”;
  • Pronto! Agora você já pode acessar a Google Classroom. Com a plataforma, você pode acessar suas turmas ou criá-las, no caso dos professores.

Google Classroom para alunos

Alunos podem acessar todas as turmas em que estão cadastrados já na primeira página da plataforma. Quando clicam em uma turma específica, os estudantes podem conferir o mural, com todas as informações, links e conteúdos disponíveis. Na aba de atividades, os alunos podem ver os testes e lições já aplicadas.

Na aba, também é possível conferir as notas conseguidas em cada tarefa, além do prazo de entrega e lista de atividades pendentes. O estudante recebe notificações sobre atividades e atualizações no e-mail cadastrado, e pode solicitar também as notificações no celular, para não perder nada.

Finalmente, na aba “Pessoas”, os estudantes podem ver todos os integrantes da turma, interagir com os colegas e tirar dúvidas com os professores.

 

Leia Também