Golpistas aplicam novo GOLPE via PIX; tudo começa com R$ 20
Novo método de golpe por pix tem arrancando um bom dinheiro de suas vítimas. Fique atento.
A internet, a maior inovação de todos os tempos, possui inumeradas vantagens e benefícios na vida de qualquer pessoa, de modo que é inquestionavelmente improvável que um indivíduo possa viver em sociedade normalmente sem que em nenhuma situação não a use ou seja beneficiado por ela.
Esta invenção trouxe muitos avanços em todas as áreas sociais, e um desses muitos avanços está na área financeira, através do pix, método de transferência instantânea bastante utilizada nos últimos dias.
Porém, infelizmente, coisas vantajosas criadas não estão imunes de serem utilizadas para o mal, um exemplo disso é o novo golpe monetário que está sendo aplicado através das redes sociais, onde uma empresa mostra-se confiável oferecendo métodos de lucro, inserindo o indivíduo enganado em seu grupo no Telegram, dando-lhe pequenos sinais de confiança, arrancando-lhe dinheiro e oferecendo algum retorno numa tentativa ilusória de passar segurança, quando no final uma parte da economia da vítima é arrancada e ela passa a ser bloqueada e ignorada pelo golpista.

Informe-se da lei que proíbe crimes de golpes
Segundo o dicionário, o estelionato é a prática ilícita de fraudes com o intuito de obter vantagens para si ou para outros. Esta prática é vista como uma infração mediante a lei e é passível de pena.
A legislação que penaliza tal ação é a Lei n° 13.964, de 24 de dezembro de 2019, conhecida como Pacote Anticrime e está disposta no Código Penal do país.
Veja também: Banco Central anuncia GRANDES mudanças para o PIX e brasileiros vão à loucura; confira!
Como se proteger nas possíveis trapaças
Todo ato de proteção começa pelo conhecimento prévio. Portanto, conheça os seus direitos em um momento de vítima. Confira a lei mencionada acima como primeiro passo. Você precisa saber em que tipo de crime caiu para que saiba quais providências tomar em diante.
Em seguida, é importante se ter maturidade emocional sobre o trabalho. Geralmente as vítimas desses crimes são pessoas que costumam ser imediatistas, altamente endividadas ou extremamente apegadas ao dinheiro. A sua situação psicológica pode interferir bastante na hora de se tornar um alvo vulnerável para estes criminosos.
É necessário saber que nenhum método de lucro vem muito fácil ou muito rápido e estar sempre desconfiado das propostas achadas na internet. Lembre-se: a internet é terra de todo mundo. Você vai encontrar pessoas capazes de todas as coisas e que possuem para conseguir algum proveito e que possuem as melhores técnicas de enganação. É importante não ser ingênuo no mundo online.
Confira se a empresa que faz a oferta tem número de cadastro e quais são as informações sobre ela no site do Reclame Aqui. Se a resposta que encontrar não for satisfatória, fuja imediatamente.
Pergunte a pessoas experientes no ramo da internet ou profissionais da área do marketing digital o que elas acham de tal oferta. Essa pessoa pode te dar uma boa ideia do que está acontecendo, bem como os conselhos necessários sobre como agir nessa situação.
Diante disso, nunca aceite uma oferta de imediato. Sem uma análise há vários riscos de prejuízo mais tarde.
Veja também: PIX quebra barreira e ultrapassa cartão de débito: é o FIM dos cartões no Brasil?