PROTEJA-SE: lista revela os golpes mais aplicados através do WhatsApp

As mídias digitais trouxeram uma lista de benefícios para os brasileiros, no entanto, elas também abriram espaço para que novas modalidades de golpes surgissem.

O WhatsApp é um dos aplicativos mais amplamente utilizados no país hoje em dia, estando presente em cerca de 99% dos aparelhos celulares. Uma das razões que contribuem para isso é que o app permite uma série de funções que auxiliam as pessoas a poderem se comunicar.

Dessa maneira, por meio dele, é possível trocar fotos, vídeos, mensagens de texto, de áudio, fazer ligações e, até mesmo, efetuar pagamentos. No entanto, embora haja diversos aspectos positivos, cibercriminosos podem se apropriar da rede para tentar aplicar golpes em vítimas desavisadas.

PROTEJA-SE: lista revela os golpes mais aplicados através do WhatsApp
Os golpes aplicados através do WhatsApp podem surpreender muitos brasileiros / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Os golpes mais aplicados através do WhatsApp

Dentre os golpes mais aplicados através do WhatsApp está o da falsa mensagem que anuncia alguma coisa positiva para a vítima. Assim, a vítima pode receber um texto de um número desconhecido falando que ela recebeu um novo produto, ou que foi selecionada para participar de uma nova promoção ou que há algum dinheiro liberado para ela.

Além disso, outra possibilidade é uma suposta promoção de banco, ou oferta de trabalho com diversos benefícios. Na maior parte dos casos, há a orientação de clicar em um link anexado à mensagem, e esse link leva para uma página falsa em que a vítima, quando insere os seus dados pessoais, acaba os fornecendo para os cibercriminosos.

É fundamental checar se as mensagens são verdadeiras e a recomendação é de não clicar em links ou de inserir informações pessoais caso você tenha dúvidas de que é uma mensagem legítima. Outro golpe também muito comum é o da clonagem de conta do WhatsApp.

Veja também: FINALMENTE: WhatsApp passará a permitir o envio de mensagens quando usuário estiver SEM INTERNET?

Novas funções disponíveis no mensageiro

O WhatsApp, ao longo de 2022, lançou várias novas funções para os usuários do app. Uma delas é a a de reagir às mensagens, ou seja, quando alguém te manda mensagem, será possível selecioná-la e optar por um emoji para reagir, da mesma forma que a pessoa também poderá reagir às suas. 

Outra alternativa á de remover o “online” do perfil, ferramenta que auxilia em uma maior privacidade no aplicativo, sendo que os usuários podem optar por utilizar, não sendo obrigatório. Basta acessar o menu do app, clicar em privacidade e em seguida visto por último, e depois desabilitar o online.

Além disso, outra possibilidade é a de sair dos grupos silenciosamente. Logo, todos podem sair dos grupos que quiserem, sem que os outros participantes recebam uma notificação a respeito disso. Somente os administradores do grupo poderão receber a notificação, contudo, é possível que os demais participantes saibam que você saiu caso abrirem a lista dos membros.

Por fim, ouvir áudio sem precisar ficar com a conversa aberta é uma outra novidade. Você pode reproduzir o áudio e passar para outras conversas, para responder mensagens. Todas as novidades estão disponíveis na última versão do app, dessa maneira, é preciso atualizar seu WhatsApp.

Veja também: Banco está pagando R$ 5.000,00 para usuários responderem 4 perguntas? Notícia circula pelo WhatsApp