Conheça os GOLPES mais comuns durante a Black Friday e veja como EVITÁ-LOS!

Em breve, o Brasil vai passar por mais um grande momento de promoções por causa da Black Friday, mas é importante se cuidar para não cair em golpes. Confira!

Sempre que novembro se aproxima, a expectativa é só uma: conseguir aproveitar as promoções da Black Friday. Muitas pessoas poupam o ano todo para, quando o mês chegar, terem a oportunidade de acessarem as melhores ofertas. Entretanto, esse também é o momento perfeito para que criminosos apliquem diversos golpes e, por essa razão, é importante ficar atento. 

Nesse sentido, caso você esteja aguardando o momento perfeito para comprar, mas quer fazer isso com segurança, continue acompanhando a matéria a seguir e fique por dentro de todos os detalhes!

Você sabia que a Black Friday é um evento bastante suscetível a golpes de criminosos? Veja os mais comuns e saiba como se livrar deles!
Você sabia que a Black Friday é um evento bastante suscetível a golpes de criminosos? Veja os mais comuns e saiba como se livrar deles! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Golpes que ocorrem com mais frequência na Black Friday

Confira abaixo quais são os golpes mais comuns durante a Black Friday!

Cupons falsos

Primeiramente, é comum que, durante a Black Friday, diversas lojas ofereçam cupons de desconto para seus clientes. Normalmente é possível encontrá-los nas próprias lojas ou em sites especializados, como é o caso do Cuponomia (https://www.cuponomia.com.br/) ou do Méliuz (https://meliuz.com.br/). 

Ao mesmo tempo, pode acontecer de criminosos criarem sites falsos contendo cupons de mentira, que podem roubar dados dos clientes. Por essa razão, atente-se a detalhes como páginas que pedem informações sensíveis ou exigem cadastramento de cartões, por exemplo. 

Sites falsos

Em seguida, seguindo a mesma linha de raciocínio, há alguns criminosos que preferem criar páginas inteiras como se fossem sites de vendas, mas na verdade são apenas outra forma de tentar acessar dados sensíveis dos clientes. 

Para saber evitar cair em uma dessas, veja se a URL começa com “https://” e se há o símbolo do cadeado antes do link no navegador. Além disso, evite acessar sites com promoções que parecem ser boas demais para ser verdade: prefira aqueles que já são conhecidos e conceituados do mercado. 

Veja também: Passo a passo para EVITAR ofertas falsas na Black Friday 2023

Phishing

Ademais, outra forma bastante comum de aplicar golpes é através do phishing, uma técnica que consiste em enviar mensagens falsas através de e-mails, SMS ou WhatsApp oferecendo promoções relâmpago. 

Normalmente, os criminosos incluem um link junto às mensagens, que servem para redirecionar desavisados a uma página de roubo de dados ou download de malwares. Por essa razão, nunca acesse links de mensagens estranhas em qualquer via digital. Além disso, não passe seus dados pessoais por mensagens. 

Falso pix

Ainda, há a possibilidade de você acabar caindo no falso pix durante a Black Friday. Isso pode acontecer através da instalação de algum vírus, depois de clicar em um link suspeito. Assim, os criminosos conseguem alterar os dados do destinatário do dinheiro remotamente. 

Além de evitar clicar nos links, você também deve ficar atento quando for fazer pagamentos pelo pix: confira se quem vai receber o dinheiro é realmente a empresa onde está comprando o produto antes de enviar as quantias. 

Promoções enganosas

Por fim, você também pode acabar sendo pego em promoções enganosas. Lembre-se de que, apesar dos grandes descontos na Black Friday, anúncios muito estranhos não condizem com a verdade do programa. Ou seja, compare preços em outras lojas para ver se o acordo não é exagerado. 

Veja também: Black Friday oferece MacBooks com quase 50% de desconto: confira os valores e como comprar