GOLPE no pix copia e cola faz dezenas de vítimas; saiba COMO evitá-lo!
Se você utiliza a função do pix, fique atento para não ser vítima de um golpe. Saiba mais sobre!
Hoje em dia é raro encontrar uma pessoa que nunca tenha utilizado o pix, pelo menos uma vez. Entretanto, embora a modalidade de transação seja muito bem vista pelos brasileiros, ela também é uma porta de acesso fácil para criminosos. Nesse momento, é importante tomar alguns cuidados para não sofrer perdas.
Dessa forma, se você ficou curioso para saber como funciona essa modalidade de golpe e de que forma é possível se proteger dela, continue acompanhando a matéria a seguir e fique por dentro de tudo!

Como o golpe do pix copia e cola funciona?
A princípio, os criminosos começaram a aplicar um novo golpe nos clientes que utilizam o pix para realizar transações. Na verdade, o crime ocorre através da modalidade “copia e cola” da ferramenta, quando clientes realizam compras online.
Conforme informações da empresa Kaspersky, que foca em cibersegurança, o esquema só funciona porque, antes dele, os criminosos instalam um vírus no notebook ou no computador da vítima, pois não funciona em celulares. Vale destacar que essa técnica não é nova, mas é a primeira vez que os golpistas a utilizam através do pix.
A saber, o vírus já tem até nome: o GoPix acontece principalmente através de anúncios do Google, de acordo com a empresa. Basicamente, os criminosos compram um espaço de anúncio no buscador e, através de pesquisas com erros ortográficos, acabam direcionando as vítimas aos sites com malwares.
Quando o buscador entrega a pesquisa e a vítima acredita que o site exibido é real, ela acaba clicando na plataforma e é aí que fica vulnerável ao GoPix. O vírus é baixado no aparelho e, então, passa a espioná-lo. Quando a vítima vai realizar uma compra online ele acaba ativando, infectando o sistema quando o pagamento ocorre através do pix copia e cola.
Basicamente, o malware troca o código que a vítima acabou de copiar e, quando ela cola os dados no seu app bancário de pagamentos, na verdade está transferindo dinheiro para criminosos. Por essa razão, é importante sempre conferir os dados antes de enviar transferências.
Veja também: Brasileiros em ALERTA: greve pode afetar o PIX, entenda
Veja como se proteger dessa artimanha
Ademais, há algumas formas de fazer com que você evite passar por esse tipo de situação. A primeira delas, como dito anteriormente, é não fazer transferências sem conferir os dados de quem vai receber. Mesmo que você tenha acabado de copiar a chave, pare na tela de envio e confira o nome e os documentos da pessoa. Se for uma loja oficial fica ainda mais fácil.
Além disso, lembre-se de não clicar em links suspeitos. Mesmo que esteja dentro do Google, antes de clicar em um link confira se o nome do site está escrito corretamente, bem como a URL. Por fim, se possível opte por um bom antivírus no seu computador.
Veja também: O que você faria com um PIX de R$ 50 MIL recebido por engano? Este homem surpreendeu ao passar por isso