- Publicidade -

Cuidado! Novo golpe no Cadastro Único está afetando inscritos

Confira todos os detalhes sobre como devem ser as inscrições no Cadastro Único: cuidado com golpistas! 

0

Com a chegada do Auxílio Brasil e o fim do Bolsa Família muitas pessoas estão procurando mais informações sobre como se inscrever em programas do Governo Federal. Mas muito cuidado: foram confirmados novos golpes no Cadastro Único (CadÚnico). 

- Publicidade -

Saiba como funciona a inscrição e fique atento para evitar golpes ou maiores problemas no momento de atualizar seus dados. 

Cuidado! Novo golpe no Cadastro Único está afetando inscritos
Cuidado! Novo golpe no Cadastro Único está afetando inscritos. / Imagem: Marcello Casal Jr. – Agência Brasil.

Golpe do Cadastro Único – Como funciona

Muito cuidado! Se você ainda não possui um Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) você pode ser o alvo perfeito para alguns golpistas que estão agindo de dentro das prefeituras. 

- Publicidade -

Recentemente surgiram relatos de servidores da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) do Amazonas que estavam aplicando golpes na população. 

E como funciona esse golpe do Cadastro Único? É muito simples: os servidores supostamente estavam fazendo cobranças de dinheiro para inserir novas famílias no CadÚnico. 

Cadastro Único é gratuito?

O grande problema desse golpe é justamente o fato de que o Cadastro Único é gratuito. As denúncias foram feitas e os servidores foram afastados. 

- Publicidade -

De acordo com informações do g1, os servidores estariam cobrando pagamentos para famílias para fazer o CadÚnico e receber o novo Auxílio Brasil. 

Logo após a denúncia desse golpe para inscrição no CadÚnico foi feito o registro do Boletim de Ocorrência e foi instaurado um processo administrativo para verificar as denúncias. 

Como evitar o golpe do CadÚnico

Existem algumas informações básicas que são importantes para que você evite passar por esse tipo de golpe. Como as prefeituras são responsáveis pelos Centros de Referência de Assistência Regional (CRAS), fique ligado. 

- Publicidade -

Para evitar o golpe do Cadastro Único, fique atento para o seguinte:

  • CadÚnico é gratuito: NÃO é necessário pagar NENHUM valor para fazer a inscrição nos CRAS; 
  • NÃO existe Cadastro Único pela internet: a única forma de se cadastrar é indo até uma unidade do CRAS ou prefeitura; 
  • Não entregue seus dados na internet: o atendimento pelos CRAS dificilmente é feito pela internet. Por isso, sempre procure uma unidade para fazer tudo presencialmente. 

Como fazer Cadastro Único

Finalmente, é importante que você lembre que a única forma de fazer o Cadastro Único é diretamente em unidades do CRAS – ou em prefeituras em algumas regiões. 

- Publicidade -

Se você ainda não tem certeza se possui ou não a inscrição, confira todos os detalhes no texto: Como Saber Se Estou No Cadastro Único Pelo CPF? Inscrição E Consulta Em 2021 

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais